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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52066

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Título: Estudo sistemático dos pigmentos nas pinturas rupestres do Sítio Toca Baixão do Perna I, Parque Nacional Serra da Capivara, PI, Brasil
Autor(es): MORAES, Maurilio Amancio de
Palavras-chave: Arqueologia; Parque Nacional da Serra da Capivara (PI); Toca do Baixão do Perna 1, Sítio Arqueológico (PI); Pigmentos; Pinturas rupestres
Data do documento: 12-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MORAES, Maurilio Amâncio de. Estudo sistemático dos pigmentos nas pinturas rupestres do Sítio Toca Baixão do Perna I, Parque Nacional Serra da Capivara, PI, Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As pinturas rupestres pré-históricas no Nordeste se caracterizam por uma variedade de cores, como vermelho, amarelo, preto e branco, que foram obtidas através de diferentes fontes minerais. Essas pinturas representam cenas da vida cotidiana, animais, seres humanos, e grafismos não reconhecíveis, desempenhando um papel importante na comunicação e expressão sociocultural dos grupos humanos pré-históricos. Através do trabalho sistemático, essa pesquisa busca testar a hipótese de que perfis cenográficos diferentes são constituídos por perfis técnicos diferentes. Esta hipótese é testada nas manchas gráficas presentes no único sítio do tipo abrigo que estava soterrado e foi escavado no Nordeste do Brasil, o Sítio Toca do Baixão do Perna I. A metodologia adotada parte da compreensão de que é necessário visualizar todos os processos naturais e culturais desenvolvidos pelos grupos humanos no seu compromisso para com a pintura rupestre para entender a realidade do vestígio estudado. A sistemática de trabalho é fundamentada em três fases a da hipótese sugerida, em seguida inferências a partir dos vestígios materiais e falseamento dos dados obtidos, respeitando os limites dos contextos naturais e culturais. Compreende-se que é necessário visualizar todos os processos naturais e culturais desenvolvidos pelos grupos humanos no seu compromisso para com a pintura rupestre para entender a realidade do vestígio estudado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52066
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Arqueologia

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