Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914

Share on

Title: A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos
Authors: SILVA, Luana Gomes da
SILVEIRA, Jéssica Mirela Alves da
SOUSA, Wilma Pastor de Andrade
Keywords: Literatura Surda; Professores bilingues; Surdos.
Issue Date: 24-May-2022
Citation: GOMES, Luana. A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos no uso da literatura surda. Os procedimentos metodológicos seguiram uma perspectiva qualitativa, cuja finalidade é a coleta de dados em uma Sala Regular Bilíngue para Surdos da Prefeitura do Recife-PE. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas, com duas docentes da sala observada. Os resultados mostram que existe atenção por parte das docentes durante as suas práticas pedagógicas à medida que elas fazem uso de estratégias como, por exemplo, a de utilizar a literatura surda adaptada, colaborando com a identificação dos alunos com sua cultura e identidade, através do acréscimo de personagens surdos às histórias contadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINALIZADO - LUANA GOMES DA SILVA.docx52,65 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons