Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914
Compartilhe esta página
Título: | A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos |
Autor(es): | SILVA, Luana Gomes da SILVEIRA, Jéssica Mirela Alves da SOUSA, Wilma Pastor de Andrade |
Palavras-chave: | Literatura Surda; Professores bilingues; Surdos. |
Data do documento: | 24-Mai-2022 |
Citação: | GOMES, Luana. A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade, 2022. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos no uso da literatura surda. Os procedimentos metodológicos seguiram uma perspectiva qualitativa, cuja finalidade é a coleta de dados em uma Sala Regular Bilíngue para Surdos da Prefeitura do Recife-PE. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas, com duas docentes da sala observada. Os resultados mostram que existe atenção por parte das docentes durante as suas práticas pedagógicas à medida que elas fazem uso de estratégias como, por exemplo, a de utilizar a literatura surda adaptada, colaborando com a identificação dos alunos com sua cultura e identidade, através do acréscimo de personagens surdos às histórias contadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO - LUANA GOMES DA SILVA.docx | 52,65 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons