Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Gomes da-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Jéssica Mirela Alves da-
dc.contributor.authorSOUSA, Wilma Pastor de Andrade-
dc.date.accessioned2023-08-16T16:45:36Z-
dc.date.available2023-08-16T16:45:36Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.date.submitted2023-07-27-
dc.identifier.citationGOMES, Luana. A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos no uso da literatura surda. Os procedimentos metodológicos seguiram uma perspectiva qualitativa, cuja finalidade é a coleta de dados em uma Sala Regular Bilíngue para Surdos da Prefeitura do Recife-PE. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas, com duas docentes da sala observada. Os resultados mostram que existe atenção por parte das docentes durante as suas práticas pedagógicas à medida que elas fazem uso de estratégias como, por exemplo, a de utilizar a literatura surda adaptada, colaborando com a identificação dos alunos com sua cultura e identidade, através do acréscimo de personagens surdos às histórias contadas.pt_BR
dc.format.extent16pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteratura Surda; Professores bilingues; Surdos.pt_BR
dc.titleA literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to understand how the pedagogical practices of bilingual teachers of deaf people in the use of deaf literature occur. The methodological procedures followed a qualitative perspective, whose purpose is the collection of data in a Regular Bilingual Room for the Deaf in Recife-PE City Hall. Two semi-structured interviews were conducted with two teachers from the observed room. The results show that there is attention on the part of the teachers during their pedagogical practices as they make use of strategies such as, for example, using adapted deaf literature, collaborating with the students' identification with their culture and identity, through the addition of deaf characters to the stories told.pt_BR
dc.subject.cnpq7.08.07.05-1 Educação Especialpt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA INCLUSÃO E EDUCAÇÃO - DPSIEpt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FINALIZADO - LUANA GOMES DA SILVA.docx52,65 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons