Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779

Compartilhe esta página

Título: Vidas ensinam : um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): ANJOS, Fernanda Karine Glória dos
Palavras-chave: História Oral; Educação Inclusiva; Biologia - estudo e ensino
Data do documento: 16-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANJOS, Fernanda Karine Gloria dos. Vidas ensinam: um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: No presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, buscamos abordar as contribuições do uso de metodologias inclusivas, no ensino de Biologia, para estudantes com deficiência auditiva e/ou outras, matriculados em salas regulares no Ensino Médio. Para isso, realizou-se um estudo interdisciplinar entre a metodologia da História e a Biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de um guia, contendo práticas pedagógicas, produzido a partir de memórias orais, cujas professoras, mediante entrevistas realizadas pela pesquisadora, relataram sobre a vida profissional, suas técnicas e os métodos usados. As entrevistas foram transcritas para apuração mais completa sobre como usavam as metodologias referidas e aplicavam no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência auditiva usam as imagens e representações do cotidiano para melhor compreensão e, portanto, melhor aprendizagem. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Guia de Orientações e Diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva, destinado a docentes de Biologia e outras áreas interessados/as em usar metodologias inclusivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernanda Karine Gloria dos Anjos.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons