Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779
Compartilhe esta página
Título: | Vidas ensinam : um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva |
Autor(es): | ANJOS, Fernanda Karine Glória dos |
Palavras-chave: | História Oral; Educação Inclusiva; Biologia - estudo e ensino |
Data do documento: | 16-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ANJOS, Fernanda Karine Gloria dos. Vidas ensinam: um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | No presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, buscamos abordar as contribuições do uso de metodologias inclusivas, no ensino de Biologia, para estudantes com deficiência auditiva e/ou outras, matriculados em salas regulares no Ensino Médio. Para isso, realizou-se um estudo interdisciplinar entre a metodologia da História e a Biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de um guia, contendo práticas pedagógicas, produzido a partir de memórias orais, cujas professoras, mediante entrevistas realizadas pela pesquisadora, relataram sobre a vida profissional, suas técnicas e os métodos usados. As entrevistas foram transcritas para apuração mais completa sobre como usavam as metodologias referidas e aplicavam no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência auditiva usam as imagens e representações do cotidiano para melhor compreensão e, portanto, melhor aprendizagem. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Guia de Orientações e Diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva, destinado a docentes de Biologia e outras áreas interessados/as em usar metodologias inclusivas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fernanda Karine Gloria dos Anjos.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons