Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorANJOS, Fernanda Karine Glória dos-
dc.date.accessioned2023-08-04T20:03:35Z-
dc.date.available2023-08-04T20:03:35Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationANJOS, Fernanda Karine Gloria dos. Vidas ensinam: um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779-
dc.description.abstractNo presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, buscamos abordar as contribuições do uso de metodologias inclusivas, no ensino de Biologia, para estudantes com deficiência auditiva e/ou outras, matriculados em salas regulares no Ensino Médio. Para isso, realizou-se um estudo interdisciplinar entre a metodologia da História e a Biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de um guia, contendo práticas pedagógicas, produzido a partir de memórias orais, cujas professoras, mediante entrevistas realizadas pela pesquisadora, relataram sobre a vida profissional, suas técnicas e os métodos usados. As entrevistas foram transcritas para apuração mais completa sobre como usavam as metodologias referidas e aplicavam no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência auditiva usam as imagens e representações do cotidiano para melhor compreensão e, portanto, melhor aprendizagem. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Guia de Orientações e Diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva, destinado a docentes de Biologia e outras áreas interessados/as em usar metodologias inclusivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória Oralpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleVidas ensinam : um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7198575854378399pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxIn this Master's Completion Work we seek to address the contributions of the use of inclusive methodologies, in the teaching of Biology, for students with hearing impairment and/or others, enrolled in regular classes in High School. For this, an interdisciplinary study was carried out between the methodology of History and Biology, based on oral history/life history, for the construction of a guide containing pedagogical practices produced from oral memories, where teachers, through interviews by the researcher, reported about their professional life, their techniques and methods used. The interviews were transcribed for a more complete investigation of how they used the aforementioned methodologies and applied them in the teaching- learning process. From the teachers' reports and literary references, we identified that people with hearing impairment use images and representations of everyday life for better understanding and, therefore, better learning. From this, the research resulted in the construction of the Guidance and Guidelines for the Teaching of Human Physiology of the Digestive System from the perspective of inclusive education, aimed at Biology teachers and other areas interested in using inclusive methodologies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernanda Karine Gloria dos Anjos.pdf1,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons