Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | ANJOS, Fernanda Karine Glória dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T20:03:35Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T20:03:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Fernanda Karine Gloria dos. Vidas ensinam: um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51779 | - |
dc.description.abstract | No presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, buscamos abordar as contribuições do uso de metodologias inclusivas, no ensino de Biologia, para estudantes com deficiência auditiva e/ou outras, matriculados em salas regulares no Ensino Médio. Para isso, realizou-se um estudo interdisciplinar entre a metodologia da História e a Biologia, a partir da história oral/história de vida, para a construção de um guia, contendo práticas pedagógicas, produzido a partir de memórias orais, cujas professoras, mediante entrevistas realizadas pela pesquisadora, relataram sobre a vida profissional, suas técnicas e os métodos usados. As entrevistas foram transcritas para apuração mais completa sobre como usavam as metodologias referidas e aplicavam no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos relatos das professoras e dos referenciais literários, identificamos que pessoas com deficiência auditiva usam as imagens e representações do cotidiano para melhor compreensão e, portanto, melhor aprendizagem. A partir disso, a pesquisa resultou na construção do Guia de Orientações e Diretrizes para o ensino de Fisiologia Humana do Sistema Digestório na perspectiva da educação inclusiva, destinado a docentes de Biologia e outras áreas interessados/as em usar metodologias inclusivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História Oral | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Vidas ensinam : um guia de orientações e diretrizes para o ensino de fisiologia humana do sistema digestório na perspectiva da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7198575854378399 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this Master's Completion Work we seek to address the contributions of the use of inclusive methodologies, in the teaching of Biology, for students with hearing impairment and/or others, enrolled in regular classes in High School. For this, an interdisciplinary study was carried out between the methodology of History and Biology, based on oral history/life history, for the construction of a guide containing pedagogical practices produced from oral memories, where teachers, through interviews by the researcher, reported about their professional life, their techniques and methods used. The interviews were transcribed for a more complete investigation of how they used the aforementioned methodologies and applied them in the teaching- learning process. From the teachers' reports and literary references, we identified that people with hearing impairment use images and representations of everyday life for better understanding and, therefore, better learning. From this, the research resulted in the construction of the Guidance and Guidelines for the Teaching of Human Physiology of the Digestive System from the perspective of inclusive education, aimed at Biology teachers and other areas interested in using inclusive methodologies. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fernanda Karine Gloria dos Anjos.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons