Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51758

Compartilhe esta página

Título: A bildung na educação em Hegel : considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea
Autor(es): BARROS, Helder Francisco Bezerra de
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Helder Francisco Bezerra de. A bildung na educação em Hegel: considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A presente pesquisa objetiva-se em pesquisar a noção do conceito de Educação em Hegel. Para isso, será pesquisada a importância do termo Bildung, sua compreensão e contribuição para formação do homem na contemporaneidade. O problema proposto é a compreensão do termo Bildung e a forma como Hegel propõe o ensino de filosofia na escola e sua noção de educação. Para Hegel, aprender é aprender com alguém, por intermédio de alguém, por um processo mediado no qual a figura do mestre é a de figura central, sendo necessária, assim, a passagem do indivíduo pelo processo formativo. Contudo, esse processo formativo se dá por meio da formação do espírito para a razão de si (Bildung) que busca mediante as superações do limite humano alcançar a sua própria autonomia. Em uma sociedade marcada pela precariedade da educação, analisar de forma mais didática novos parâmetros de transformação educacional pode ser um caminho a ser trilhado, tendo aqui como objetivo a participação do ensino de filosofia nessa busca de superação da realidade atual. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de método hipotético-dedutivo, com estudo de campo por meio de intervenção e ações concretas de análise e exploração bibliográfica, a fim de compreender o alcance e a percepção das mudanças causadas pelo pensamento hegeliano em uma educação contemporânea. Por meio dessa reflexão, denotamos os motivos para uma análise do pensamento hegeliano e as possibilidades de contribuição para os desafios atuais da educação, bem como para a formação de uma sociedade ética, livre e feliz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51758
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helder Francisco Bezerra de Barros.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons