Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51758

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Alfredo de Oliveira-
dc.contributor.authorBARROS, Helder Francisco Bezerra de-
dc.date.accessioned2023-08-02T22:38:07Z-
dc.date.available2023-08-02T22:38:07Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationBARROS, Helder Francisco Bezerra de. A bildung na educação em Hegel: considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51758-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva-se em pesquisar a noção do conceito de Educação em Hegel. Para isso, será pesquisada a importância do termo Bildung, sua compreensão e contribuição para formação do homem na contemporaneidade. O problema proposto é a compreensão do termo Bildung e a forma como Hegel propõe o ensino de filosofia na escola e sua noção de educação. Para Hegel, aprender é aprender com alguém, por intermédio de alguém, por um processo mediado no qual a figura do mestre é a de figura central, sendo necessária, assim, a passagem do indivíduo pelo processo formativo. Contudo, esse processo formativo se dá por meio da formação do espírito para a razão de si (Bildung) que busca mediante as superações do limite humano alcançar a sua própria autonomia. Em uma sociedade marcada pela precariedade da educação, analisar de forma mais didática novos parâmetros de transformação educacional pode ser um caminho a ser trilhado, tendo aqui como objetivo a participação do ensino de filosofia nessa busca de superação da realidade atual. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de método hipotético-dedutivo, com estudo de campo por meio de intervenção e ações concretas de análise e exploração bibliográfica, a fim de compreender o alcance e a percepção das mudanças causadas pelo pensamento hegeliano em uma educação contemporânea. Por meio dessa reflexão, denotamos os motivos para uma análise do pensamento hegeliano e as possibilidades de contribuição para os desafios atuais da educação, bem como para a formação de uma sociedade ética, livre e feliz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831pt_BR
dc.titleA bildung na educação em Hegel : considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6121936692198951pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982845170459372pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to research the notion of the concept of Education in Hegel. For this, the importance of the term Bildung, its understanding and contribution to the formation of man in contemporaneity will be researched. The problem proposed for the understanding of the term Bildung and the way in which Hegel proposes the teaching of philosophy at school and his notion of education. For Hegel, learning is learning from someone, through someone, through a mediated process in which the figure of the master is the central figure, thus, the individual's passage through the formative process is necessary. However, this formative process takes place through the formation of the spirit for a reason for itself (Bildung) that seeks, through overcoming the human limit, to reach its own autonomy. In a society marked by the precariousness of education, analyzing, in a more didactic way, new parameters of educational transformation can be a path to be followed, with the objective here of the participation of the teaching of philosophy in this search for overcoming difficulties of the current reality. As for the methodology, it is a research using a hypothetical- deductive method, with field study through intervention and concrete actions of bibliographic analysis and exploration, in order to understand the scope and perception of the changes caused by Hegelian thinking in an education contemporary. Through this reflection, we denote the reasons for an analysis of Hegelian thought and the possibilities of contributing to the current challenges of education, as well as to the formation of an ethical, free and happy society.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helder Francisco Bezerra de Barros.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons