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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51758
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Título: | A bildung na educação em Hegel : considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea |
Autor(es): | BARROS, Helder Francisco Bezerra de |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARROS, Helder Francisco Bezerra de. A bildung na educação em Hegel: considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A presente pesquisa objetiva-se em pesquisar a noção do conceito de Educação em Hegel. Para isso, será pesquisada a importância do termo Bildung, sua compreensão e contribuição para formação do homem na contemporaneidade. O problema proposto é a compreensão do termo Bildung e a forma como Hegel propõe o ensino de filosofia na escola e sua noção de educação. Para Hegel, aprender é aprender com alguém, por intermédio de alguém, por um processo mediado no qual a figura do mestre é a de figura central, sendo necessária, assim, a passagem do indivíduo pelo processo formativo. Contudo, esse processo formativo se dá por meio da formação do espírito para a razão de si (Bildung) que busca mediante as superações do limite humano alcançar a sua própria autonomia. Em uma sociedade marcada pela precariedade da educação, analisar de forma mais didática novos parâmetros de transformação educacional pode ser um caminho a ser trilhado, tendo aqui como objetivo a participação do ensino de filosofia nessa busca de superação da realidade atual. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de método hipotético-dedutivo, com estudo de campo por meio de intervenção e ações concretas de análise e exploração bibliográfica, a fim de compreender o alcance e a percepção das mudanças causadas pelo pensamento hegeliano em uma educação contemporânea. Por meio dessa reflexão, denotamos os motivos para uma análise do pensamento hegeliano e as possibilidades de contribuição para os desafios atuais da educação, bem como para a formação de uma sociedade ética, livre e feliz. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51758 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
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