Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722

Comparte esta pagina

Título : Uso do Barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental.
Autor : PAULA, Lucas Jamesson Moura de
Palabras clave : Atividades Lúdicas; Barra-bandeira; Ensino de Geografia; Metodologias Ativas
Fecha de publicación : 9-nov-2022
Citación : PAULA, Lucas Jamesson Moura de. Uso do barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa consiste na aplicação de uma brincadeira popular, denominada por barra-bandeira, como recurso didático na disciplina de Geografia em alunos do 8° ano do ensino fundamental, realizada na Escola Municipal São Cristóvão. O acompanhamento dessa escola foi feito por meio do programa de estágios supervisionados de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, supervisionado pela Professora de Geografia Janiara Lima. O objetivo principal desta pesquisa foi utilizar brincadeiras populares para auxiliar no ensino das Ciências Geográficas, unindo a atividade lúdica ao ensino tradicional a fim de obter mais qualidade de aprendizado. A pesquisa/atividade foi feita em dois períodos: o primeiro momento em uma aula teórica dentro de sala de aula explicando conceitos geográficos, espaço, território, divisa, fronteira e limite, com auxílio de recursos audiovisuais como televisão e slide para melhor compreensão das teorias expostas naquele período. No segundo momento, a turma foi dividida em dois times, denominados Pernambuco e Paraíba. As linhas de lateral e fundo foram utilizadas para auxiliar nas marcações das teorias expostas em sala de aula, de forma que, no Barra-bandeira, o objetivo de cada time era infiltrar-se no território adversário, roubar a bandeira e voltar para seu território. A atividade correu de forma coerente, dessa forma conseguindo aliar o ensino tradicional expositivo às metodologias ativas com uma atividade lúdica obtendo dessa forma uma aprendizagem significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC LUCAS JAMESSON MOURA DE PAULA.pdf2,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons