Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722
Compartilhe esta página
Título: | Uso do Barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental. |
Autor(es): | PAULA, Lucas Jamesson Moura de |
Palavras-chave: | Atividades Lúdicas; Barra-bandeira; Ensino de Geografia; Metodologias Ativas |
Data do documento: | 9-Nov-2022 |
Citação: | PAULA, Lucas Jamesson Moura de. Uso do barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa consiste na aplicação de uma brincadeira popular, denominada por barra-bandeira, como recurso didático na disciplina de Geografia em alunos do 8° ano do ensino fundamental, realizada na Escola Municipal São Cristóvão. O acompanhamento dessa escola foi feito por meio do programa de estágios supervisionados de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, supervisionado pela Professora de Geografia Janiara Lima. O objetivo principal desta pesquisa foi utilizar brincadeiras populares para auxiliar no ensino das Ciências Geográficas, unindo a atividade lúdica ao ensino tradicional a fim de obter mais qualidade de aprendizado. A pesquisa/atividade foi feita em dois períodos: o primeiro momento em uma aula teórica dentro de sala de aula explicando conceitos geográficos, espaço, território, divisa, fronteira e limite, com auxílio de recursos audiovisuais como televisão e slide para melhor compreensão das teorias expostas naquele período. No segundo momento, a turma foi dividida em dois times, denominados Pernambuco e Paraíba. As linhas de lateral e fundo foram utilizadas para auxiliar nas marcações das teorias expostas em sala de aula, de forma que, no Barra-bandeira, o objetivo de cada time era infiltrar-se no território adversário, roubar a bandeira e voltar para seu território. A atividade correu de forma coerente, dessa forma conseguindo aliar o ensino tradicional expositivo às metodologias ativas com uma atividade lúdica obtendo dessa forma uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LUCAS JAMESSON MOURA DE PAULA.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons