Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722

Compartilhe esta página

Título: Uso do Barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental.
Autor(es): PAULA, Lucas Jamesson Moura de
Palavras-chave: Atividades Lúdicas; Barra-bandeira; Ensino de Geografia; Metodologias Ativas
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: PAULA, Lucas Jamesson Moura de. Uso do barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa consiste na aplicação de uma brincadeira popular, denominada por barra-bandeira, como recurso didático na disciplina de Geografia em alunos do 8° ano do ensino fundamental, realizada na Escola Municipal São Cristóvão. O acompanhamento dessa escola foi feito por meio do programa de estágios supervisionados de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, supervisionado pela Professora de Geografia Janiara Lima. O objetivo principal desta pesquisa foi utilizar brincadeiras populares para auxiliar no ensino das Ciências Geográficas, unindo a atividade lúdica ao ensino tradicional a fim de obter mais qualidade de aprendizado. A pesquisa/atividade foi feita em dois períodos: o primeiro momento em uma aula teórica dentro de sala de aula explicando conceitos geográficos, espaço, território, divisa, fronteira e limite, com auxílio de recursos audiovisuais como televisão e slide para melhor compreensão das teorias expostas naquele período. No segundo momento, a turma foi dividida em dois times, denominados Pernambuco e Paraíba. As linhas de lateral e fundo foram utilizadas para auxiliar nas marcações das teorias expostas em sala de aula, de forma que, no Barra-bandeira, o objetivo de cada time era infiltrar-se no território adversário, roubar a bandeira e voltar para seu território. A atividade correu de forma coerente, dessa forma conseguindo aliar o ensino tradicional expositivo às metodologias ativas com uma atividade lúdica obtendo dessa forma uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCAS JAMESSON MOURA DE PAULA.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons