Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorPAULA, Lucas Jamesson Moura de-
dc.date.accessioned2023-08-01T15:08:40Z-
dc.date.available2023-08-01T15:08:40Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-08-01-
dc.identifier.citationPAULA, Lucas Jamesson Moura de. Uso do barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51722-
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste na aplicação de uma brincadeira popular, denominada por barra-bandeira, como recurso didático na disciplina de Geografia em alunos do 8° ano do ensino fundamental, realizada na Escola Municipal São Cristóvão. O acompanhamento dessa escola foi feito por meio do programa de estágios supervisionados de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, supervisionado pela Professora de Geografia Janiara Lima. O objetivo principal desta pesquisa foi utilizar brincadeiras populares para auxiliar no ensino das Ciências Geográficas, unindo a atividade lúdica ao ensino tradicional a fim de obter mais qualidade de aprendizado. A pesquisa/atividade foi feita em dois períodos: o primeiro momento em uma aula teórica dentro de sala de aula explicando conceitos geográficos, espaço, território, divisa, fronteira e limite, com auxílio de recursos audiovisuais como televisão e slide para melhor compreensão das teorias expostas naquele período. No segundo momento, a turma foi dividida em dois times, denominados Pernambuco e Paraíba. As linhas de lateral e fundo foram utilizadas para auxiliar nas marcações das teorias expostas em sala de aula, de forma que, no Barra-bandeira, o objetivo de cada time era infiltrar-se no território adversário, roubar a bandeira e voltar para seu território. A atividade correu de forma coerente, dessa forma conseguindo aliar o ensino tradicional expositivo às metodologias ativas com uma atividade lúdica obtendo dessa forma uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.subjectBarra-bandeirapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleUso do Barra-bandeira no ensino de conceitos geográficos no ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1396106062875165pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.description.abstractxThis research consists of the application of a popular game, known as Capture the flag, as a didactic resource in the Geografy discipline for students of the 8th year of elementary school, held at the Municipal School São Cristóvão. School monitoring was carried out through the supervised internship program of the Pedagogical Residence at the Federal University of Pernambuco, supervised by Professor of Geography Janiara Lima. The main objective of this research was to use popular games to help in the teaching of Geographical Sciences, joining the ludic activity to the traditional teaching to obtain more quality of learning. The research/activity was carried out in two periods: the first moment in a theoretical class inside the classroom explaining geographic concepts, like space, territory, landmark, borderland, and geographical boundary in addition of audiovisual resources such as television and slide for a better understanding of the theories exhibited during that period. In the second moment, the class was divided into two teams, named Pernambuco and Paraíba. The lateral and background lines were used to help mark the theories exposed in the classroom, so that, in Capture the flag, the goal of each team was to infiltrate the opponent's territory, steal the flag and return to their territory. The activity took place in a coherent way, thus managing to combine expository teaching plus active methodologies with a playful activity, thus obtaining a significant learning experience.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCAS JAMESSON MOURA DE PAULA.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons