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Título: Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa
Autor(es): GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa
Palavras-chave: Argumentação e notícias; Linguística textual e ensino; Referenciação e intertextualidade
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa. Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho analisa como as notícias apresentam e defendem argumentos sobre determinado assunto, refutando a ideia de que elas são desprovidas de intencionalidade. Convocando os estudos de Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos e Teixeira (2017), Emediato (2013) e Amossy (2018), apresentamos os pressupostos para a análise textual da argumentação, discutindo as noções de texto, referenciação e intertextualidade, selecionando textos noticiosos sobre as atuações governamentais no período da pandemia do Covid-19. Concluímos que as notícias argumentam de forma particular a partir de processos textuais-discursivos de referenciação e intertextualidade, sendo necessário rediscutir o gênero sobretudo no ensino de Língua Portuguesa para a formação de cidadãos críticos das suas realidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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