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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MORAES, Andrea Silva | - |
dc.contributor.author | GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T16:00:44Z | - |
dc.date.available | 2023-07-28T16:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa. Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa como as notícias apresentam e defendem argumentos sobre determinado assunto, refutando a ideia de que elas são desprovidas de intencionalidade. Convocando os estudos de Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos e Teixeira (2017), Emediato (2013) e Amossy (2018), apresentamos os pressupostos para a análise textual da argumentação, discutindo as noções de texto, referenciação e intertextualidade, selecionando textos noticiosos sobre as atuações governamentais no período da pandemia do Covid-19. Concluímos que as notícias argumentam de forma particular a partir de processos textuais-discursivos de referenciação e intertextualidade, sendo necessário rediscutir o gênero sobretudo no ensino de Língua Portuguesa para a formação de cidadãos críticos das suas realidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Argumentação e notícias | pt_BR |
dc.subject | Linguística textual e ensino | pt_BR |
dc.subject | Referenciação e intertextualidade | pt_BR |
dc.title | Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2096251405334271 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research analyzes how news texts present arguments and defend about some topics, refuting the idea that they have no intentionality. Based on the studies of Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos and Teixeira (2017), Emediato (2013), and Amossy (2018), we present concepts for the textual analysis of argumentation, revisiting conceptions of text, reference, and intertextuality, selecting news articles whose themes are about governmental actions during the Covid-19 pandemic period. We conclude that news articles have a particular way to argue through textual-discursive processes such as reference and intertextuality, being necessary to rediscuss gender, especially in the teaching of the Portuguese Language for the training of citizens critical of their realities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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