Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681
Comparte esta pagina
Título : | Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa |
Autor : | GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa |
Palabras clave : | Argumentação e notícias; Linguística textual e ensino; Referenciação e intertextualidade |
Fecha de publicación : | 8-may-2023 |
Citación : | GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa. Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Este trabalho analisa como as notícias apresentam e defendem argumentos sobre determinado assunto, refutando a ideia de que elas são desprovidas de intencionalidade. Convocando os estudos de Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos e Teixeira (2017), Emediato (2013) e Amossy (2018), apresentamos os pressupostos para a análise textual da argumentação, discutindo as noções de texto, referenciação e intertextualidade, selecionando textos noticiosos sobre as atuações governamentais no período da pandemia do Covid-19. Concluímos que as notícias argumentam de forma particular a partir de processos textuais-discursivos de referenciação e intertextualidade, sendo necessário rediscutir o gênero sobretudo no ensino de Língua Portuguesa para a formação de cidadãos críticos das suas realidades. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joyce Emanuelli Barbosa Gomes.pdf | 642,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons