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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51451

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Título: Proposta para um CMEI de método Waldorf em Caruaru - PE a partir do experienciar no espaço de ensino infantil
Autor(es): SILVA, Wanessa Santiago Capano da
Palavras-chave: Essência do lugar; Pedagogia Waldorf; Brincar livre; Lagoa do Algodão; Caruaru-PE
Data do documento: 25-Abr-2023
Citação: SANTIAGO, Wanessa. Proposta para um CMEI de método Waldorf em Caruaru- PE. A partir do experienciar no espaço de ensino infantil.2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho se desenvolve no campo da arquitetura do ambiente de ensino infantil, com uma abordagem fenomenológica dos arquitetos Norberg-Schulz e Juhani Pallasmaa. A finalidade é desenvolver uma proposta arquitetônica para um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) em Caruaru, PE, baseado na metodologia Waldorf. Para isso, alguns dos passos necessários para alcançar essa proposta foram os seguintes: Compreender as perspectivas fenomenológicas de Norberg e Pallasmaa, com foco tanto no ambiente exterior quanto no interior; fazer um breve relato do método de ensino Waldorf no Brasil; Conhecer e descrever a estrutura física de um CMEI de padrão FNDE em Caruaru; apresentar o contexto histórico e social do povoado onde será implantada a proposta arquitetônica. Para coletar os dados necessários, utilizamos como método a pesquisa bibliográfica dos objetivos mencionados acima, bem como a visita ao CMEI em Caruaru. Esse procedimento metodológico evidencia que a padronização de projetos arquitetônicos, sem levar em consideração os condicionantes naturais e culturais, está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Isso ocorre devido à necessidade de agilizar o processo burocrático e atender à falta de investimentos em outros municípios, onde as equipes disponíveis para essa demanda são escassas. No entanto, a pesquisa também nos permitiu entender que é possível propor um projeto integrado à "essência do lugar" e, ao mesmo tempo, manter a conexão com as diretrizes do método evidenciadas pelo pedagógico, viabilizando assim uma proposta de Centro Municipal de Ensino Infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51451
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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