Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51451

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITE, Maria de Jesus de Britto-
dc.contributor.authorSILVA, Wanessa Santiago Capano da-
dc.date.accessioned2023-07-10T15:09:36Z-
dc.date.available2023-07-10T15:09:36Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.date.submitted2023-06-14-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Wanessa. Proposta para um CMEI de método Waldorf em Caruaru- PE. A partir do experienciar no espaço de ensino infantil.2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51451-
dc.description.abstractO presente trabalho se desenvolve no campo da arquitetura do ambiente de ensino infantil, com uma abordagem fenomenológica dos arquitetos Norberg-Schulz e Juhani Pallasmaa. A finalidade é desenvolver uma proposta arquitetônica para um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) em Caruaru, PE, baseado na metodologia Waldorf. Para isso, alguns dos passos necessários para alcançar essa proposta foram os seguintes: Compreender as perspectivas fenomenológicas de Norberg e Pallasmaa, com foco tanto no ambiente exterior quanto no interior; fazer um breve relato do método de ensino Waldorf no Brasil; Conhecer e descrever a estrutura física de um CMEI de padrão FNDE em Caruaru; apresentar o contexto histórico e social do povoado onde será implantada a proposta arquitetônica. Para coletar os dados necessários, utilizamos como método a pesquisa bibliográfica dos objetivos mencionados acima, bem como a visita ao CMEI em Caruaru. Esse procedimento metodológico evidencia que a padronização de projetos arquitetônicos, sem levar em consideração os condicionantes naturais e culturais, está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Isso ocorre devido à necessidade de agilizar o processo burocrático e atender à falta de investimentos em outros municípios, onde as equipes disponíveis para essa demanda são escassas. No entanto, a pesquisa também nos permitiu entender que é possível propor um projeto integrado à "essência do lugar" e, ao mesmo tempo, manter a conexão com as diretrizes do método evidenciadas pelo pedagógico, viabilizando assim uma proposta de Centro Municipal de Ensino Infantil.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEssência do lugarpt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectBrincar livrept_BR
dc.subjectLagoa do Algodãopt_BR
dc.subjectCaruaru-PEpt_BR
dc.titleProposta para um CMEI de método Waldorf em Caruaru - PE a partir do experienciar no espaço de ensino infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2218964680682974pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is developed in the field of architecture of the environment of early childhood education, with a phenomenological approach by the architects Norberg-Schulz and Juhani Pallasmaa. The purpose is to develop an architectural proposal for a Municipal Center for Children's Education (CMEI) in Caruaru, PE, based on the Waldorf methodology. For this, some of the necessary steps to achieve this proposal were the following: Understand the phenomenological perspectives of Norberg and Pallasmaa, focusing on both the outdoor and indoor environment; make a brief account of the Waldorf teaching method in Brazil; Know and describe the physical structure of an FNDE standard CMEI in Caruaru; present the historical and social context of the village where the architectural proposal will be implemented. To collect the necessary data, we used as a method the bibliographical research of the objectives mentioned above, as well as the visit to the CMEI in Caruaru. This methodological procedure shows that the standardization of architectural projects, without taking into account natural and cultural constraints, is becoming increasingly common in Brazil. This is due to the need to streamline the bureaucratic process and meet the lack of investments in other municipalities, where the teams available for this demand are scarce. However, the research also allowed us to understand that it is possible to propose a project integrated to the "essence of the place" and, at the same time, maintain the connection with the guidelines of the method evidenced by the pedagogy, thus making feasible a proposal for a Municipal Center for Early Childhood Education . Keywords: essence of the place; Waldorf pedagogy; play free; Lagoa do Algodão; Caruaru.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanessa Santiago Capano da Silva.pdf165,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons