Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51448
Share on
Title: | Ensino de física através do Instagram: uma análise à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) |
Authors: | Melo, Thiago Ribeiro de Souza |
Keywords: | TCAM; Grandezas; Aprendizagem; Ensino de física |
Issue Date: | 13-May-2022 |
Citation: | MELO, Thiago Ribeiro de Souza. Ensino de física através do Instagram: uma análise à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2022. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Física Licenciatura, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Tendo em vista o crescimento da tecnologia no século atual, este trabalho aborda como é possível associar as redes sociais (com foco no Instagram) com o ensino de ciência (em especial, a física). Tal recurso que o Instagram pode contribuir para o professor inovar na sua metodologia e ter um novo recurso em sala de aula que possa contribuir para aprendizagem de seus estudantes. Este trabalho tem como objetivo analisar vídeos do IGTV do Instagram que abordem a temática “Unidades de Medidas” a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia concebida por Richard Mayer. Explorando assim a composição dos vídeos escolhidos quanto as linguagens e organização das mesmas, tal como a composição textual e a postura do professor no que se refere a sua fala e se a mesma interage com o que está sendo apresentado durante a aula, que por sua vez, tem como resultado um vídeo no qual o ensino é bem disposto de acordo com os recursos que a professora possui, ou seja, de acordo com a teoria utilizada como ferramenta, o vídeo apresenta bom potencial para aprendizagem do público que o assiste. Embora com características de uma aula tradicional o vídeo pode ser eficaz para o seu objetivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51448 |
Appears in Collections: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Ribeiro de Souza Melo.pdf | 430,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License