Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51448
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ribbyson José de Farias | - |
dc.contributor.author | Melo, Thiago Ribeiro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T13:43:30Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T13:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Thiago Ribeiro de Souza. Ensino de física através do Instagram: uma análise à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2022. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Física Licenciatura, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51448 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista o crescimento da tecnologia no século atual, este trabalho aborda como é possível associar as redes sociais (com foco no Instagram) com o ensino de ciência (em especial, a física). Tal recurso que o Instagram pode contribuir para o professor inovar na sua metodologia e ter um novo recurso em sala de aula que possa contribuir para aprendizagem de seus estudantes. Este trabalho tem como objetivo analisar vídeos do IGTV do Instagram que abordem a temática “Unidades de Medidas” a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia concebida por Richard Mayer. Explorando assim a composição dos vídeos escolhidos quanto as linguagens e organização das mesmas, tal como a composição textual e a postura do professor no que se refere a sua fala e se a mesma interage com o que está sendo apresentado durante a aula, que por sua vez, tem como resultado um vídeo no qual o ensino é bem disposto de acordo com os recursos que a professora possui, ou seja, de acordo com a teoria utilizada como ferramenta, o vídeo apresenta bom potencial para aprendizagem do público que o assiste. Embora com características de uma aula tradicional o vídeo pode ser eficaz para o seu objetivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TCAM | pt_BR |
dc.subject | Grandezas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Ensino de física através do Instagram: uma análise à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8689088658841326 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2128386167233994 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the growth of technology in the current century, this paper addresses how it is possible to associate social networks (focusing on Instagram) with science teaching (especially physics). Such resource that Instagram can contribute to the teacher to innovate in their methodology and have a new resource in the classroom that can contribute to the learning of their students. This work aims to analyze videos from Instagram's IGTV that address the theme "Units of Measures" from the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning conceived by Richard Mayer. Exploring the composition of the videos chosen as to the languages and their organization, such as the textual composition and the teacher's attitude regarding his speech and whether it interacts with what is being presented during the class, which in turn has as a result a video in which the teaching is well laid out according to the resources that the teacher has, that is, according to the theory used as a tool, the video has good potential for learning of the audience that watches it. Although with characteristics of a traditional class, the video can be effective for its objective. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DF) - Departamento de Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-6514-7478 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Ribeiro de Souza Melo.pdf | 430,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons