Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51448

Compartilhe esta página

Título: Ensino de física através do Instagram: uma análise à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)
Autor(es): Melo, Thiago Ribeiro de Souza
Palavras-chave: TCAM; Grandezas; Aprendizagem; Ensino de física
Data do documento: 13-Mai-2022
Citação: MELO, Thiago Ribeiro de Souza. Ensino de física através do Instagram: uma análise à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2022. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Física Licenciatura, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Tendo em vista o crescimento da tecnologia no século atual, este trabalho aborda como é possível associar as redes sociais (com foco no Instagram) com o ensino de ciência (em especial, a física). Tal recurso que o Instagram pode contribuir para o professor inovar na sua metodologia e ter um novo recurso em sala de aula que possa contribuir para aprendizagem de seus estudantes. Este trabalho tem como objetivo analisar vídeos do IGTV do Instagram que abordem a temática “Unidades de Medidas” a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia concebida por Richard Mayer. Explorando assim a composição dos vídeos escolhidos quanto as linguagens e organização das mesmas, tal como a composição textual e a postura do professor no que se refere a sua fala e se a mesma interage com o que está sendo apresentado durante a aula, que por sua vez, tem como resultado um vídeo no qual o ensino é bem disposto de acordo com os recursos que a professora possui, ou seja, de acordo com a teoria utilizada como ferramenta, o vídeo apresenta bom potencial para aprendizagem do público que o assiste. Embora com características de uma aula tradicional o vídeo pode ser eficaz para o seu objetivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51448
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Ribeiro de Souza Melo.pdf430,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons