Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380
Comparte esta pagina
Título : | Tensionamentos entre lugar de fala e do ensino de danças Afro-Indígenas : perspectivas antirracistas a partir do entendimento de branquitude, apropriação cultural e lugar de escuta |
Autor : | LIMA, Darlan Henrique de |
Palabras clave : | Lugar de fala; Danças afro-indígenas; Branquitude; Apropriação cultural; Lugar de escuta |
Fecha de publicación : | 12-may-2023 |
Citación : | LIMA. Darlan Henrique.Tensionamentos Entre Lugar de Fala e do Ensino de Danças Afro-Indígenas : Perspectivas Antirracistas a Partir do Entendimento de Branquitude, Apropriação Cultural e Lugar De Escuta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente artigo consiste em meu trabalho de conclusão de curso em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e propõe uma reflexão quanto ao uso do termo Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020), a partir da branquitude docente no ensino de danças Afro-indígenas, buscando compreender questões estruturais que alicerçam a infraestrutura branca (MOMBAÇA, 2021) que caracteriza os ambientes escolares e no qual é proposto o ensino desses saberes dentro das escolas. Os estudos vão se desdobrar também na compreensão de apropriação cultural, branquitude e a ação do lugar de escuta (MOMBAÇA, 2021), como condição em que se deve dar a aliança branca às pautas afro-indígenas e como ferramenta da superação do currículo embranquecido e quebra do sistema vigente de fala eurocêntrica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Darlan Henrique de Lima.pdf | 357,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons