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Título: Tensionamentos entre lugar de fala e do ensino de danças Afro-Indígenas : perspectivas antirracistas a partir do entendimento de branquitude, apropriação cultural e lugar de escuta
Autor(es): LIMA, Darlan Henrique de
Palavras-chave: Lugar de fala; Danças afro-indígenas; Branquitude; Apropriação cultural; Lugar de escuta
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: LIMA. Darlan Henrique.Tensionamentos Entre Lugar de Fala e do Ensino de Danças Afro-Indígenas : Perspectivas Antirracistas a Partir do Entendimento de Branquitude, Apropriação Cultural e Lugar De Escuta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo consiste em meu trabalho de conclusão de curso em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e propõe uma reflexão quanto ao uso do termo Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020), a partir da branquitude docente no ensino de danças Afro-indígenas, buscando compreender questões estruturais que alicerçam a infraestrutura branca (MOMBAÇA, 2021) que caracteriza os ambientes escolares e no qual é proposto o ensino desses saberes dentro das escolas. Os estudos vão se desdobrar também na compreensão de apropriação cultural, branquitude e a ação do lugar de escuta (MOMBAÇA, 2021), como condição em que se deve dar a aliança branca às pautas afro-indígenas e como ferramenta da superação do currículo embranquecido e quebra do sistema vigente de fala eurocêntrica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380
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