Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Roberta Ramos | - |
dc.contributor.author | LIMA, Darlan Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T14:30:06Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T14:30:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA. Darlan Henrique.Tensionamentos Entre Lugar de Fala e do Ensino de Danças Afro-Indígenas : Perspectivas Antirracistas a Partir do Entendimento de Branquitude, Apropriação Cultural e Lugar De Escuta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo consiste em meu trabalho de conclusão de curso em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e propõe uma reflexão quanto ao uso do termo Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020), a partir da branquitude docente no ensino de danças Afro-indígenas, buscando compreender questões estruturais que alicerçam a infraestrutura branca (MOMBAÇA, 2021) que caracteriza os ambientes escolares e no qual é proposto o ensino desses saberes dentro das escolas. Os estudos vão se desdobrar também na compreensão de apropriação cultural, branquitude e a ação do lugar de escuta (MOMBAÇA, 2021), como condição em que se deve dar a aliança branca às pautas afro-indígenas e como ferramenta da superação do currículo embranquecido e quebra do sistema vigente de fala eurocêntrica. | pt_BR |
dc.format.extent | 34f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lugar de fala | pt_BR |
dc.subject | Danças afro-indígenas | pt_BR |
dc.subject | Branquitude | pt_BR |
dc.subject | Apropriação cultural | pt_BR |
dc.subject | Lugar de escuta | pt_BR |
dc.title | Tensionamentos entre lugar de fala e do ensino de danças Afro-Indígenas : perspectivas antirracistas a partir do entendimento de branquitude, apropriação cultural e lugar de escuta | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0EA143F8C61F569A5B6B1FFB61D005DF# | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4616139892651946 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article consists of my final work in Dance at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and proposes a reflection on the use of the term Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020), based on the whiteness of teachers in teaching Afro-Brazilian dances. indigenous people, seeking to understand structural issues that underpin the white infrastructure (MOMBAÇA, 2021) that characterizes school environments and in which the teaching of this knowledge is proposed within schools. The studies will also unfold in the understanding of cultural appropriation, whiteness and the action of the listening place (MOMBAÇA, 2021), as a condition in which the white alliance must be given to Afro-indigenous agendas and as a tool to overcome the whitened curriculum and breaking of the current system of Eurocentric speech. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Darlan Henrique de Lima.pdf | 357,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons