Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Roberta Ramos-
dc.contributor.authorLIMA, Darlan Henrique de-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:30:06Z-
dc.date.available2023-07-04T14:30:06Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-06-27-
dc.identifier.citationLIMA. Darlan Henrique.Tensionamentos Entre Lugar de Fala e do Ensino de Danças Afro-Indígenas : Perspectivas Antirracistas a Partir do Entendimento de Branquitude, Apropriação Cultural e Lugar De Escuta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51380-
dc.description.abstractO presente artigo consiste em meu trabalho de conclusão de curso em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e propõe uma reflexão quanto ao uso do termo Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020), a partir da branquitude docente no ensino de danças Afro-indígenas, buscando compreender questões estruturais que alicerçam a infraestrutura branca (MOMBAÇA, 2021) que caracteriza os ambientes escolares e no qual é proposto o ensino desses saberes dentro das escolas. Os estudos vão se desdobrar também na compreensão de apropriação cultural, branquitude e a ação do lugar de escuta (MOMBAÇA, 2021), como condição em que se deve dar a aliança branca às pautas afro-indígenas e como ferramenta da superação do currículo embranquecido e quebra do sistema vigente de fala eurocêntrica.pt_BR
dc.format.extent34f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLugar de falapt_BR
dc.subjectDanças afro-indígenaspt_BR
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectApropriação culturalpt_BR
dc.subjectLugar de escutapt_BR
dc.titleTensionamentos entre lugar de fala e do ensino de danças Afro-Indígenas : perspectivas antirracistas a partir do entendimento de branquitude, apropriação cultural e lugar de escutapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0EA143F8C61F569A5B6B1FFB61D005DF#pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4616139892651946pt_BR
dc.description.abstractxThis article consists of my final work in Dance at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and proposes a reflection on the use of the term Lugar de Fala (RIBEIRO, 2020), based on the whiteness of teachers in teaching Afro-Brazilian dances. indigenous people, seeking to understand structural issues that underpin the white infrastructure (MOMBAÇA, 2021) that characterizes school environments and in which the teaching of this knowledge is proposed within schools. The studies will also unfold in the understanding of cultural appropriation, whiteness and the action of the listening place (MOMBAÇA, 2021), as a condition in which the white alliance must be given to Afro-indigenous agendas and as a tool to overcome the whitened curriculum and breaking of the current system of Eurocentric speech.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Darlan Henrique de Lima.pdf357,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons