Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51365
Comparte esta pagina
Título : | A história da descoberta do DNA em quadrinhos : apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica |
Autor : | CORREIA, Lindinelha da Hora |
Palabras clave : | Ensino de biologia; Estrutura do DNA; Histórias em quadrinhos; Sequência didática |
Fecha de publicación : | 30-ago-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CORREIA, Lindinelha da Hora. A história da descoberta do DNA em quadrinhos: apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Resumen : | O ensino de Genética e Biologia Molecular costuma gerar problemas de compreensão nos alunos, sobretudo acerca de como os genes se relacionam aos fenótipos. Além disso, é difícil para os alunos entender os experimentos clássicos da genética por meio de explicações limitadas às exposições do professor em sala de aula somente com uso do livro didático, sem acesso a recursos didáticos que possibilitem uma melhor compreensão entre a teoria e prática. Histórias em quadrinhos (HQs) podem representar ferramentas úteis para contextualizar tais experimentos, através de personagens e histórias. Com uma linguagem rica em imagens, as HQs podem também representar os experimentos de maneira mais visual, o que facilita a abstração e a compreensão dos experimentos históricos, ilustrando o processo científico por trás desses experimentos. Neste estudo, foi proposta a construção de uma Sequência Didática (SD) para a criação de uma história em quadrinhos com o intuito de facilitar o processo de ensino- aprendizagem sobre o ensino da estrutura do DNA com base na história da sua descoberta. A SD foi desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de referência da rede pública. As atividades da Sequência Didática envolveram visualizações de vídeos, mapas mentais, roda de conversa e a construção de uma história em quadrinhos pelos estudantes através da ferramenta Pixton, a partir da investigação de situações-problemas. A análise foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre (2005). Os resultados demonstraram que a Sequência Didática a partir da construção das HQs demonstrou resultados satisfatórios no que se refere à aprendizagem significativa, além de demonstrar maior motivação no aprendizado. |
Descripción : | CHAGAS, Cristiano, também é conhecido em citações bibliográficas por: CHAGAS, Cristiano Aparecido. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51365 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lindinelha da Hora Correia.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons