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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51365
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CHAGAS, Cristiano | - |
dc.contributor.author | CORREIA, Lindinelha da Hora | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T16:41:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-03T16:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Lindinelha da Hora. A história da descoberta do DNA em quadrinhos: apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51365 | - |
dc.description | CHAGAS, Cristiano, também é conhecido em citações bibliográficas por: CHAGAS, Cristiano Aparecido. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Genética e Biologia Molecular costuma gerar problemas de compreensão nos alunos, sobretudo acerca de como os genes se relacionam aos fenótipos. Além disso, é difícil para os alunos entender os experimentos clássicos da genética por meio de explicações limitadas às exposições do professor em sala de aula somente com uso do livro didático, sem acesso a recursos didáticos que possibilitem uma melhor compreensão entre a teoria e prática. Histórias em quadrinhos (HQs) podem representar ferramentas úteis para contextualizar tais experimentos, através de personagens e histórias. Com uma linguagem rica em imagens, as HQs podem também representar os experimentos de maneira mais visual, o que facilita a abstração e a compreensão dos experimentos históricos, ilustrando o processo científico por trás desses experimentos. Neste estudo, foi proposta a construção de uma Sequência Didática (SD) para a criação de uma história em quadrinhos com o intuito de facilitar o processo de ensino- aprendizagem sobre o ensino da estrutura do DNA com base na história da sua descoberta. A SD foi desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de referência da rede pública. As atividades da Sequência Didática envolveram visualizações de vídeos, mapas mentais, roda de conversa e a construção de uma história em quadrinhos pelos estudantes através da ferramenta Pixton, a partir da investigação de situações-problemas. A análise foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre (2005). Os resultados demonstraram que a Sequência Didática a partir da construção das HQs demonstrou resultados satisfatórios no que se refere à aprendizagem significativa, além de demonstrar maior motivação no aprendizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Estrutura do DNA | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | A história da descoberta do DNA em quadrinhos : apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1710987570292462 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3655967111364115 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Genetics and Molecular Biology tends to generate comprehension problems for students, especially about how genes are related to phenotypes. In addition, it is difficult for students to understand the classic experiments in genetics through explanations limited to the teacher's presentations in the classroom only using the textbook, without access to didactic resources that allow a better understanding between theory and practice. Comic books (comics) can represent useful tools to contextualize such experiments, through characters and stories. With a language rich in images, comics can also represent experiments in a more visual way, which facilitates the abstraction and understanding of historical experiments, illustrating the scientific process behind these experiments. In this study, it was proposed the construction of a Didactic Sequence (DS) for the creation of a comic book in order to facilitate the teaching- learning process about teaching the structure of DNA based on the history of its discovery. The SD was developed with 20 third-year high school students from a public school. The activities of the Didactic Sequence involved video visualizations, mental maps, conversation wheel and the construction of a comic book by the students through the Pixton tool, based on the investigation of problem situations. The analysis was performed using the Collective Subject Discourse (CSD) method by Lefevre and Lefevre (2005). The results showed that the Didactic Sequence from the construction of the comics showed satisfactory results in terms of meaningful learning, in addition to demonstrating greater motivation in learning. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Lindinelha da Hora Correia.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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