Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51365

Compartilhe esta página

Título: A história da descoberta do DNA em quadrinhos : apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica
Autor(es): CORREIA, Lindinelha da Hora
Palavras-chave: Ensino de biologia; Estrutura do DNA; Histórias em quadrinhos; Sequência didática
Data do documento: 30-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORREIA, Lindinelha da Hora. A história da descoberta do DNA em quadrinhos: apresentação do método científico numa perspectiva histórica e lúdica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O ensino de Genética e Biologia Molecular costuma gerar problemas de compreensão nos alunos, sobretudo acerca de como os genes se relacionam aos fenótipos. Além disso, é difícil para os alunos entender os experimentos clássicos da genética por meio de explicações limitadas às exposições do professor em sala de aula somente com uso do livro didático, sem acesso a recursos didáticos que possibilitem uma melhor compreensão entre a teoria e prática. Histórias em quadrinhos (HQs) podem representar ferramentas úteis para contextualizar tais experimentos, através de personagens e histórias. Com uma linguagem rica em imagens, as HQs podem também representar os experimentos de maneira mais visual, o que facilita a abstração e a compreensão dos experimentos históricos, ilustrando o processo científico por trás desses experimentos. Neste estudo, foi proposta a construção de uma Sequência Didática (SD) para a criação de uma história em quadrinhos com o intuito de facilitar o processo de ensino- aprendizagem sobre o ensino da estrutura do DNA com base na história da sua descoberta. A SD foi desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de referência da rede pública. As atividades da Sequência Didática envolveram visualizações de vídeos, mapas mentais, roda de conversa e a construção de uma história em quadrinhos pelos estudantes através da ferramenta Pixton, a partir da investigação de situações-problemas. A análise foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre (2005). Os resultados demonstraram que a Sequência Didática a partir da construção das HQs demonstrou resultados satisfatórios no que se refere à aprendizagem significativa, além de demonstrar maior motivação no aprendizado.
Descrição: CHAGAS, Cristiano, também é conhecido em citações bibliográficas por: CHAGAS, Cristiano Aparecido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51365
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lindinelha da Hora Correia.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons