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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51301
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Título: | Leitura e análise linguística/semiótica de fake news : trabalhando oficinas pedagógicas no 7o Ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | AGRA, Giane de Souza |
Palavras-chave: | Fake news; Leitura; Análise Linguística; Análise Semiótica; Oficinas pedagógicas |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | AGRA, Giane de Souza. Leitura e análise linguística/semiótica de fake news: trabalhando oficinas pedagógicas no 7o Ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente estudo apresenta uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno fake news. Nosso objetivo geral é propor atividades de leitura e análise linguística/semiótica para identificação crítica de fake news. Para isso, nossos objetivos específicos são (a) verificar a percepção dos estudantes de 7o Ano do Ensino Fundamental a respeito da leitura e publicação de fake news; (b) analisar as marcas linguísticas/semióticas que caracterizam as fake news; e (c) examinar as marcas linguísticas/semióticas das fake news relacionadas às estratégias de leitura e análise desenvolvidas pelos estudantes da série supracitada em atividades escolares. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação de informações falsas. Para se entender a relevância de estudar as fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós- verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nessa conjuntura, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade. À vista dessa realidade, buscamos o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7o Ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com essa pretensão, efetuamos a análise das atividades referentes às fake news de um livro didático da série em questão. A partir de uma proposta de oficinas pedagógicas de leitura das fake news, objetivamos trabalhar com os estudantes a importância de avaliar o que se lê, refletir e não compartilhar, inadvertidamente, informações sem antes verificar a sua procedência e veracidade. Nossa pesquisa se fundamentou nos aportes teóricos da Análise Linguística/Semiótica, especialmente nos estudos de Geraldi (1984), Bezerra e Reinaldo (2020), Mendonça (2006), etc., e das fake news, como D’Ancona (2018), Keys (2018), Silva (2018), entre outros. A construção de nossos planos de aulas para as oficinas tem como procedimentos principais aplicações de fichas de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura e análise linguística/semiótica. O livro didático analisado não cumpre satisfatoriamente a tarefa de proporcionar que os estudantes reconheçam expressamente as fake news. A fim de auxiliarmos nessa atividade crucial, propomos as oficinas pedagógicas, com a finalidade de viabilizar a formação de cidadãos críticos e atuantes na construção de uma sociedade ética e consciente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51301 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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