Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51301
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FLORENCIO, José Herbertt Neves | - |
dc.contributor.author | AGRA, Giane de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:05:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T17:05:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | AGRA, Giane de Souza. Leitura e análise linguística/semiótica de fake news: trabalhando oficinas pedagógicas no 7o Ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51301 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, tendo como objeto de pesquisa o fenômeno fake news. Nosso objetivo geral é propor atividades de leitura e análise linguística/semiótica para identificação crítica de fake news. Para isso, nossos objetivos específicos são (a) verificar a percepção dos estudantes de 7o Ano do Ensino Fundamental a respeito da leitura e publicação de fake news; (b) analisar as marcas linguísticas/semióticas que caracterizam as fake news; e (c) examinar as marcas linguísticas/semióticas das fake news relacionadas às estratégias de leitura e análise desenvolvidas pelos estudantes da série supracitada em atividades escolares. É evidente o poder das redes sociais e da internet na disseminação de informações falsas. Para se entender a relevância de estudar as fake news, faz-se necessário esclarecer a sua conexão com a pós- verdade, a relativização da verdade que traz à tona informações inverossímeis baseadas em crenças e emoções, em detrimento dos fatos, com a intenção de influenciar a opinião pública. Nessa conjuntura, torna-se imprescindível uma abordagem mais pormenorizada das fake news na atualidade. À vista dessa realidade, buscamos o desenvolvimento da leitura crítica dos discentes do 7o Ano do Ensino Fundamental e, para cooperar com essa pretensão, efetuamos a análise das atividades referentes às fake news de um livro didático da série em questão. A partir de uma proposta de oficinas pedagógicas de leitura das fake news, objetivamos trabalhar com os estudantes a importância de avaliar o que se lê, refletir e não compartilhar, inadvertidamente, informações sem antes verificar a sua procedência e veracidade. Nossa pesquisa se fundamentou nos aportes teóricos da Análise Linguística/Semiótica, especialmente nos estudos de Geraldi (1984), Bezerra e Reinaldo (2020), Mendonça (2006), etc., e das fake news, como D’Ancona (2018), Keys (2018), Silva (2018), entre outros. A construção de nossos planos de aulas para as oficinas tem como procedimentos principais aplicações de fichas de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. A realização dessa pesquisa revelou-nos que é possível auxiliar os estudantes a desenvolver suas habilidades de leitura e análise linguística/semiótica. O livro didático analisado não cumpre satisfatoriamente a tarefa de proporcionar que os estudantes reconheçam expressamente as fake news. A fim de auxiliarmos nessa atividade crucial, propomos as oficinas pedagógicas, com a finalidade de viabilizar a formação de cidadãos críticos e atuantes na construção de uma sociedade ética e consciente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Análise Linguística | pt_BR |
dc.subject | Análise Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Leitura e análise linguística/semiótica de fake news : trabalhando oficinas pedagógicas no 7o Ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7699565312892165 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study presents a contribution to the teaching of the Portuguese language, having as research object the fake news phenomenon. Our general objective is to propose reading activities and linguistic/semiotic analysis for the critical identification of fake news. Thus, our specific aims are: (a) to verify the perception of the students in the seventh grade of Elementary School regarding the reading and publication of Fake News; (b) to analyze the linguistic/semiotic marks that characterize Fake News; and (c) to examine the linguistic/semiotic marks of Fake News related to the reading and analysis strategies developed by the students of the mentioned grade in school activities. The power of social networks and the internet to spread false information is evident. In order to understand the relevance of Fake News, it is necessary to clarify its connection with post-truth, the relativization of the truth that brings out implausible information based on beliefs and emotions, to the detriment of facts, with the intention of influencing the public opinion. In this context, a more detailed approach to Fake News today is essential. Due to this reality, we managed to develop the critical reading of students in the seventh grade of Elementary School and, to cooperate with this intention, we performed the analysis of activities related to Fake News in a textbook of the grade in question. Based on a proposal for pedagogical workshops on reading Fake News, we aim to work with students about the importance of evaluating what is read, reflecting and not inadvertently sharing information without checking its origin and veracity first. Our research was based on the theoretical contributions of Linguistic/Semiotic Analysis, especially in studies by Geraldi (1984), Bezerra and Reinaldo (2020), Mendonça (2021), etc, and fake news, such as D'Ancona (2018), Keys (2018), Silva (2018), among others. The construction of our lesson plans for the workshops has as its main procedures the application of reading activity sheets, team activities, collaborative reading and conversation groups. The performance of this research revealed that it is possible to help students develop their reading skills and linguistic/semiotic analysis. The analyzed textbook does not satisfactorily fulfill the task of providing students with the express recognition of fake news. In order to assist in this crucial activity, we propose pedagogical workshops, with the purpose of enabling the formation of critical and active citizens in the construction of an ethical and conscious society. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7778975209654541 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Giane de Souza Agra.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons