Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51248

Comparte esta pagina

Título : O ensino das orações subordinadas substantivas: revisões e propostas
Autor : NASCIMENTO, Erica Maria do
OLIVEIRA, Jaqueline Viviane Santos de
Palabras clave : Sociointeracionismo; Orações subordinadas substantivas; Ensino semântico-discursivo
Fecha de publicación : 31-oct-2022
Citación : NASCIMENTO, Erica Maria do; OLIVEIRA, Jaqueline Viviane Santos de. O ensino das orações subordinadas substantivas: revisões e propostas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Neste trabalho, objetiva-se lançar um olhar crítico sobre o processo sintático de subordinação substantiva, com o intuito de mostrar mais um caminho para a prática pedagógica. Para isso, procedemos com uma revisão crítica das gramáticas normativas de BECHARA (1928, 2009, 2020); BEZERRA (2012); CUNHA e CINTRA (2013); LIMA (2013); BAGNO (2012), investigando qual viés (semântico, sintático ou ambos) apareciam no tratamento desse assunto. E, com base na teoria sociointeracionista da língua - embasados em autores como GERALDI, 1984, 2002; ANTUNES, 2004; GONÇALVES, 2004 -, propomos uma sequência didática que versa sobre o ensino das subordinadas substantivas, no 9º ano do ensino fundamental. Dentre outras coisas, o interesse em pesquisar esse assunto se assenta no fato de o ensino tradicional de gramática ser determinado focando nos aspectos formais e na classificação de elementos linguísticos. O corpus de análise compreende um livro didático do 9º ano, sendo na versão destinadas aos docentes. Nessa pesquisa podemos concluir que raras são as gramáticas normativas que trazem o viés semântico na abordagem das subordinadas substantivas, assim como observamos que o livro didático analisado, apesar de colocar em prática muitos aspectos da análise linguística, ainda poderia acrescentar atividades que proporcionassem maior reflexão desse assunto no nível semântico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51248
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Erica Maria do Nascimento Jaqueline Viviane Santos de Oliveira.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons