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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51248
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SIBALDO, Marcelo Amorim | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Erica Maria do | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jaqueline Viviane Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T20:13:33Z | - |
dc.date.available | 2023-06-22T20:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Erica Maria do; OLIVEIRA, Jaqueline Viviane Santos de. O ensino das orações subordinadas substantivas: revisões e propostas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51248 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, objetiva-se lançar um olhar crítico sobre o processo sintático de subordinação substantiva, com o intuito de mostrar mais um caminho para a prática pedagógica. Para isso, procedemos com uma revisão crítica das gramáticas normativas de BECHARA (1928, 2009, 2020); BEZERRA (2012); CUNHA e CINTRA (2013); LIMA (2013); BAGNO (2012), investigando qual viés (semântico, sintático ou ambos) apareciam no tratamento desse assunto. E, com base na teoria sociointeracionista da língua - embasados em autores como GERALDI, 1984, 2002; ANTUNES, 2004; GONÇALVES, 2004 -, propomos uma sequência didática que versa sobre o ensino das subordinadas substantivas, no 9º ano do ensino fundamental. Dentre outras coisas, o interesse em pesquisar esse assunto se assenta no fato de o ensino tradicional de gramática ser determinado focando nos aspectos formais e na classificação de elementos linguísticos. O corpus de análise compreende um livro didático do 9º ano, sendo na versão destinadas aos docentes. Nessa pesquisa podemos concluir que raras são as gramáticas normativas que trazem o viés semântico na abordagem das subordinadas substantivas, assim como observamos que o livro didático analisado, apesar de colocar em prática muitos aspectos da análise linguística, ainda poderia acrescentar atividades que proporcionassem maior reflexão desse assunto no nível semântico. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
dc.subject | Orações subordinadas substantivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino semântico-discursivo | pt_BR |
dc.title | O ensino das orações subordinadas substantivas: revisões e propostas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9266986050884432 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This search aims to take a critical look at the syntactic process of substantive subordination, with the intention of showing another path for pedagogical practice. For this purpose, we proceeded with a critical review of the normative grammars of BECHARA (1928, 2009, 2020); BEZERRA (2012); CUNHA and CINTRA (2013); LIMA (2013); BAGNO (2012), investigating which perspective (semantic, syntactic or both) appeared in this subject treatment. And, based on the socio-interactionist language theory - based on authors such as GERALDI, 1984, 2002; ANTUNES, 2004; GONÇALVES, 2004 -, we propose a didactic sequence that deals with the teaching of substantive subordinates in the 9th year of elementary school. Among other things, the interest in researching this subject is based on the fact that the grammar traditional teaching is determined by focusing on formal aspects and on the linguistics elements classification. The corpus of analysis comprises a 9th grade textbook, in the version intended for teachers. In this research we can conclude that normative grammars that bring the semantic perspective in the approach of the subordinate nouns are rare in the same way as we observed that the analyzed textbook, despite putting into practice many aspects of linguistic analysis, could still add activities that provide greater reflection on this subject at the semantic level. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Erica Maria do Nascimento Jaqueline Viviane Santos de Oliveira.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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