Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51248

Compartilhe esta página

Título: O ensino das orações subordinadas substantivas: revisões e propostas
Autor(es): NASCIMENTO, Erica Maria do
OLIVEIRA, Jaqueline Viviane Santos de
Palavras-chave: Sociointeracionismo; Orações subordinadas substantivas; Ensino semântico-discursivo
Data do documento: 31-Out-2022
Citação: NASCIMENTO, Erica Maria do; OLIVEIRA, Jaqueline Viviane Santos de. O ensino das orações subordinadas substantivas: revisões e propostas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Neste trabalho, objetiva-se lançar um olhar crítico sobre o processo sintático de subordinação substantiva, com o intuito de mostrar mais um caminho para a prática pedagógica. Para isso, procedemos com uma revisão crítica das gramáticas normativas de BECHARA (1928, 2009, 2020); BEZERRA (2012); CUNHA e CINTRA (2013); LIMA (2013); BAGNO (2012), investigando qual viés (semântico, sintático ou ambos) apareciam no tratamento desse assunto. E, com base na teoria sociointeracionista da língua - embasados em autores como GERALDI, 1984, 2002; ANTUNES, 2004; GONÇALVES, 2004 -, propomos uma sequência didática que versa sobre o ensino das subordinadas substantivas, no 9º ano do ensino fundamental. Dentre outras coisas, o interesse em pesquisar esse assunto se assenta no fato de o ensino tradicional de gramática ser determinado focando nos aspectos formais e na classificação de elementos linguísticos. O corpus de análise compreende um livro didático do 9º ano, sendo na versão destinadas aos docentes. Nessa pesquisa podemos concluir que raras são as gramáticas normativas que trazem o viés semântico na abordagem das subordinadas substantivas, assim como observamos que o livro didático analisado, apesar de colocar em prática muitos aspectos da análise linguística, ainda poderia acrescentar atividades que proporcionassem maior reflexão desse assunto no nível semântico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51248
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erica Maria do Nascimento Jaqueline Viviane Santos de Oliveira.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons