Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51167

Share on

Title: O processo de inclusão de crianças com deficiência na educação básica por meio da educação física escolar: um estudo a partir de pesquisas realizadas
Authors: LIMA, Michel Rodrigues de
Keywords: Educação física adaptada; Educação física para crianças; Educação inclusiva; Educação física escolar
Issue Date: 20-Nov-2020
Citation: .
Abstract: Nas últimas décadas, o processo de inclusão de crianças com deficiências na educação básica sofreu diversas mudanças e a educação física escolar como importante área do conhecimento, tem uma atuação importante para incorporar uma educação inclusiva nas escolas e em toda comunidade escolar. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar a importância da educação física escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, diante de políticas inclusivas e suas percepções para a criança com deficiência para o professor de educação física e para a comunidade escolar. Esta pesquisa teve um caráter qualitativo baseado metodologicamente em uma revisão bibliográfica em que verificou que apesar de existir instrumentos normativos que garantem a inclusão nas escolas, a falta de formação profissional, de recursos pedagógicos e estruturas físicas acessíveis dificultam a inclusão desses alunos. Conclui-se que o processo de inclusão precisa ocorrer com uma maior rapidez e eficiência de forma que venha a atender aos ideais de uma sociedade tolerante e inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51167
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lima, Michel Rodrigues de.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons