Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51167
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | LIMA, Michel Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T14:45:17Z | - |
dc.date.available | 2023-06-19T14:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51167 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, o processo de inclusão de crianças com deficiências na educação básica sofreu diversas mudanças e a educação física escolar como importante área do conhecimento, tem uma atuação importante para incorporar uma educação inclusiva nas escolas e em toda comunidade escolar. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar a importância da educação física escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, diante de políticas inclusivas e suas percepções para a criança com deficiência para o professor de educação física e para a comunidade escolar. Esta pesquisa teve um caráter qualitativo baseado metodologicamente em uma revisão bibliográfica em que verificou que apesar de existir instrumentos normativos que garantem a inclusão nas escolas, a falta de formação profissional, de recursos pedagógicos e estruturas físicas acessíveis dificultam a inclusão desses alunos. Conclui-se que o processo de inclusão precisa ocorrer com uma maior rapidez e eficiência de forma que venha a atender aos ideais de uma sociedade tolerante e inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física adaptada | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão de crianças com deficiência na educação básica por meio da educação física escolar: um estudo a partir de pesquisas realizadas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the last decades, the process of including children with disabilities in basic education has undergone several changes and school physical education as an important area of knowledge, has a very important role to incorporate inclusive education in schools and in the entire school community. Thus, the objective of this study was to analyze the inclusion process of students with disabilities in regular education through school physical education, in the face of inclusive policies and their perceptions for children with disabilities for the physical education teacher and the school Community. This research had a qualitative character based methodologically on a bibliographic review in which it verified that although there are normative instruments that guarantee inclusion in schools, the lack of professional training, pedagogical resources and accessible physical structures hinder the inclusion of these students. We conclude that the inclusion process needs to occur more quickly and efficiently so that it will meet the ideals of a tolerant and inclusive society. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lima, Michel Rodrigues de.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons