Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51167
Compartilhe esta página
Título: | O processo de inclusão de crianças com deficiência na educação básica por meio da educação física escolar: um estudo a partir de pesquisas realizadas |
Autor(es): | LIMA, Michel Rodrigues de |
Palavras-chave: | Educação física adaptada; Educação física para crianças; Educação inclusiva; Educação física escolar |
Data do documento: | 20-Nov-2020 |
Citação: | . |
Abstract: | Nas últimas décadas, o processo de inclusão de crianças com deficiências na educação básica sofreu diversas mudanças e a educação física escolar como importante área do conhecimento, tem uma atuação importante para incorporar uma educação inclusiva nas escolas e em toda comunidade escolar. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi verificar a importância da educação física escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, diante de políticas inclusivas e suas percepções para a criança com deficiência para o professor de educação física e para a comunidade escolar. Esta pesquisa teve um caráter qualitativo baseado metodologicamente em uma revisão bibliográfica em que verificou que apesar de existir instrumentos normativos que garantem a inclusão nas escolas, a falta de formação profissional, de recursos pedagógicos e estruturas físicas acessíveis dificultam a inclusão desses alunos. Conclui-se que o processo de inclusão precisa ocorrer com uma maior rapidez e eficiência de forma que venha a atender aos ideais de uma sociedade tolerante e inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51167 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lima, Michel Rodrigues de.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons