Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51163
Compartilhe esta página
Título: | A educação física escolar enquanto ferramenta para o desenvolvimento motor na educação infantil: quais as contribuições apontadas pela literatura? |
Autor(es): | ARAÚJO, Jéssica Mirelly dos Santos |
Palavras-chave: | Educação física para crianças; Educação física escolar; Desenvolvimento motor |
Data do documento: | 6-Nov-2020 |
Citação: | . |
Abstract: | A educação infantil no Brasil, é o resultado de um processo histórico que é constituído por diversos marcos e acontecimentos, sendo estes políticos, sociais e administrativos, além de uma outra esfera, digamos que com um outro olhar, acontecimentos observados por estudos nos campos da filosofia, sociologia, psicologia cognitiva e comportamental, além da antropologia. Levando em consideração que é na faixa etária da educação infantil que as crianças começam a descobrir as possibilidades de movimento dos quais são capazes de executar, ocorrendo a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais como, por exemplo, a locomoção, o equilíbrio, a manipulação de objetos, sendo estas habilidades diretamente ligadas ao Desenvolvimento motor destas crianças. Assim objetivamos identificar, a partir da literatura, quais são as contribuições da educação física escolar ao desenvolvimento motor para os alunos da educação infantil, afim de fundamentar os benefícios psicomotores da educação física escolar com o público infantil. Metodologicamente trata-se de uma revisão da literatura, utilizando artigos e livros, onde estabelecemos como critérios de inclusão, artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020, devido a atualização dos conteúdos abordados, em português, completos, disponíveis on-line e no acervo pessoal dos pesquisadores e que continham abordagem condizente com as palavras-chave e com o tema da presente pesquisa, por meio dos quais fez-se um a análise de dados com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin. Assim pudemos inferir que quanto mais elevado é o nível de desenvolvimento motor de uma criança, mais rápido e com mais segurança poderão aprender movimentos novos e mais complexos, em outras palavras, a diversificação das experiências motoras na infância são fundamentais para um bom desenvolvimento cognitivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51163 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Araújo, Jéssica Mirelly dos Santos.pdf | 623,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons