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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51163

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Jéssica Mirelly dos Santos-
dc.date.accessioned2023-06-19T14:44:19Z-
dc.date.available2023-06-19T14:44:19Z-
dc.date.issued2020-11-06-
dc.date.submitted2023-06-19-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51163-
dc.description.abstractA educação infantil no Brasil, é o resultado de um processo histórico que é constituído por diversos marcos e acontecimentos, sendo estes políticos, sociais e administrativos, além de uma outra esfera, digamos que com um outro olhar, acontecimentos observados por estudos nos campos da filosofia, sociologia, psicologia cognitiva e comportamental, além da antropologia. Levando em consideração que é na faixa etária da educação infantil que as crianças começam a descobrir as possibilidades de movimento dos quais são capazes de executar, ocorrendo a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais como, por exemplo, a locomoção, o equilíbrio, a manipulação de objetos, sendo estas habilidades diretamente ligadas ao Desenvolvimento motor destas crianças. Assim objetivamos identificar, a partir da literatura, quais são as contribuições da educação física escolar ao desenvolvimento motor para os alunos da educação infantil, afim de fundamentar os benefícios psicomotores da educação física escolar com o público infantil. Metodologicamente trata-se de uma revisão da literatura, utilizando artigos e livros, onde estabelecemos como critérios de inclusão, artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020, devido a atualização dos conteúdos abordados, em português, completos, disponíveis on-line e no acervo pessoal dos pesquisadores e que continham abordagem condizente com as palavras-chave e com o tema da presente pesquisa, por meio dos quais fez-se um a análise de dados com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin. Assim pudemos inferir que quanto mais elevado é o nível de desenvolvimento motor de uma criança, mais rápido e com mais segurança poderão aprender movimentos novos e mais complexos, em outras palavras, a diversificação das experiências motoras na infância são fundamentais para um bom desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.titleA educação física escolar enquanto ferramenta para o desenvolvimento motor na educação infantil: quais as contribuições apontadas pela literatura?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxEarly childhood education in Brazil is the result of a historical process that consists of several milestones and events, these being political, social and administrative, in addition to another sphere, let us say that with a different look, events observed by studies in the fields of philosophy, sociology, cognitive and behavioral psychology, as well as anthropology. Taking into account that it is in the age group of early childhood education that children begin to discover the possibilities of movement of which they are able to perform, with learning and improvement of fundamental motor skills occurring, for example, locomotion, balance, manipulation of objects, these skills being directly linked to the motor development of these children. Thus, we aim to identify, from the literature, what are the contributions of school physical education to motor development for students in early childhood education, in order to substantiate the psychomotor benefits of school physical education with children. Methodologically, it is a literature review, using articles and books, where we established as inclusion criteria, articles published between the years 2010 and 2020, due to the updating of the contents covered, in Portuguese, complete, available online and at personal collection of researchers and which contained an approach consistent with the keywords and the theme of the present research, through which data analysis was carried out based on Bardin's theory of content analysis. Thus we were able to infer that the higher the level of a child's motor development, the faster and more safely they will be able to learn new and more complex movements, in other words, the diversification of motor experiences in childhood are fundamental for a good cognitive development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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