Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51149

Compartilhe esta página

Título: O agroturismo como instrumento de desenvolvimento e inovação : um estudo de caso na cidade de Garanhuns-PE
Autor(es): CHAVES, Márcio Tenório
Palavras-chave: Agronegócio; Turismo rural – Garanhuns (PE); Experiência – Garanhuns (PE); Desenvolvimento regional – Garanhuns (PE); Estado e turismo – Garanhuns (PE); Agricultura familiar – Garanhuns (PE)
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CHAVES, Márcio Tenório. O agroturismo como instrumento de desenvolvimento e inovação: um estudo de caso na cidade de Garanhuns-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O objetivo desta dissertação é analisar o potencial do agroturismo como instrumento de desenvolvimento e inovação em Garanhuns-PE. Para alcançar este propósito abarcou-se como estratégia metodológica a aplicação do estudo de caso único incorporado, de natureza instrumental. Utilizou-se a análise descritiva e a abordagem qualitativa, a qual faz uso do texto como ferramenta empírica para compreender o entendimento dos sujeitos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada a três empreendimentos que desenvolveram ações do agroturismo e dois representantes do turismo no setor público. A discussão dos resultados foi realizada com a técnica de análise qualitativa básica. Os resultados da pesquisa enfatizaram que as empresas possuem práticas pedagógicas desenvolvidas e consistentes, levando os visitantes a aprenderem o processo de produção, cultura e história, além de usufruir do paisagismo e estrutura de cada espaço rural. As análises colocaram em evidência que os empreendimentos começaram por iniciativa própria, possuindo o apoio indispensável da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). A pesquisa apontou fragilidades na divulgação dos empreendimentos, estes atuam de forma isolada, carecendo de um trabalho coletivo. O município necessita, ainda, de uma melhor condição das estradas de acesso para estes locais, pois tem período do ano que o acesso fica intransitável. Outro aspecto apontado é que, apesar de existir orçamento para turismo no setor público, só alcança o turismo urbano, não contemplando o agroturismo. Como principal contribuição sugere-se que sejam criados fóruns de discussão do setor da cidade, com a finalidade de convidar os stakeholders inseridos neste tipo de negócio, além de ser criada uma associação para impulsionar o desenvolvimento e expansão dessa nova modalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51149
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Márcio Tenório Chaves.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons