Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51113

Comparte esta pagina

Título : Educação física escolar: prática docente e a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular
Autor : SANTOS, Maria Vitória do Nascimento
Palabras clave : Educação física para crianças; Educação física para pessoas com deficiência; Educação inclusiva
Fecha de publicación : 13-ago-2021
Citación : .
Resumen : O presente texto trata das práticas dos professores de Educação Física que atuam frente aos alunos com deficiência em contexto de sala de aula regular, na Educação Básica. Este estudo teve por objetivo identificar quais os conhecimentos científicos estão sendo produzidos pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da atuação dos professores de Educação Física frente a inclusão desses alunos com deficiência. Este é um estudo que se caracteriza por ser do tipo qualitativo, de caráter exploratório e de procedimento bibliográfico. Levando em conta essas características, foram analisados 17 trabalhos do Repositório da UFPE inseridos no Núcleo de Educação Física do CAV, considerando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os principais resultados encontrados por este estudo apontaram que por mais que os objetos de estudo analisados ao longo da literatura fossem diferentes entre si, havia alguma semelhança entre os mesmos considerando que os assuntos abordados traziam à tona questões como formação do professor, falta de preparo dos mesmos e a implementação de propostas inclusivas no que tange ao componente curricular de Educação Física. Ao analisar os estudos, pôde-se concluir que esses assuntos em comum frisavam a importância de que houvesse de fato a inclusão da pessoa com deficiência nas aulas de Educação física. Diante disso, entende-se que cabe aos professores buscar o aperfeiçoamento do seu processo formativo, levando em conta essa lacuna existente na formação inicial, para que as aulas possam se tornar, de fato, inclusivas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51113
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Santos, Maria Vitória do Nascimento.pdf1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons