Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51113

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Vitória do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-06-16T14:47:58Z-
dc.date.available2023-06-16T14:47:58Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51113-
dc.description.abstractO presente texto trata das práticas dos professores de Educação Física que atuam frente aos alunos com deficiência em contexto de sala de aula regular, na Educação Básica. Este estudo teve por objetivo identificar quais os conhecimentos científicos estão sendo produzidos pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da atuação dos professores de Educação Física frente a inclusão desses alunos com deficiência. Este é um estudo que se caracteriza por ser do tipo qualitativo, de caráter exploratório e de procedimento bibliográfico. Levando em conta essas características, foram analisados 17 trabalhos do Repositório da UFPE inseridos no Núcleo de Educação Física do CAV, considerando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os principais resultados encontrados por este estudo apontaram que por mais que os objetos de estudo analisados ao longo da literatura fossem diferentes entre si, havia alguma semelhança entre os mesmos considerando que os assuntos abordados traziam à tona questões como formação do professor, falta de preparo dos mesmos e a implementação de propostas inclusivas no que tange ao componente curricular de Educação Física. Ao analisar os estudos, pôde-se concluir que esses assuntos em comum frisavam a importância de que houvesse de fato a inclusão da pessoa com deficiência nas aulas de Educação física. Diante disso, entende-se que cabe aos professores buscar o aperfeiçoamento do seu processo formativo, levando em conta essa lacuna existente na formação inicial, para que as aulas possam se tornar, de fato, inclusivas.pt_BR
dc.format.extent69 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleEducação física escolar: prática docente e a inclusão da pessoa com deficiência no ensino regularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxThis text deals with the practices of Physical Education teachers who work in front of students with disabilities in a regular classroom context in Basic Education. This study aimed to identify what scientific knowledge is being produced by the Academic Center of Vitória (CAV) of the Federal University of Pernambuco (UFPE) about the performance of physical education teachers in the face of the inclusion of these students with disabilities. This is a study that is characterized by being qualitative, exploratory and bibliographic procedure. Taking these characteristics into account, 17 papers from the UFPE Repository inserted in the Physical Education Center of cav were analyzed, considering the Content Analysis technique (BARDIN, 2011). The main results found by this study pointed out that, however much the objects of study analyzed throughout the literature were different from each other, there was some similarity between them considering that the subjects addressed brought up issues such as teacher education, lack of preparation of them and the implementation of inclusive proposals regarding the curricular component of Physical Education. When analyzing the studies, it was possible to conclude that these common subjects emphasized the importance of actually including the disabled person in physical education classes. Therefore, it is understood that it is up to teachers to seek the improvement of their formative process, taking into account this gap in initial training, so that classes can become, in fact, inclusive.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Maria Vitória do Nascimento.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons