Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51110
Compartilhe esta página
Título: | Educação, Identidade de Gênero e transexualidade: reflexões acerca da produção científica entre os anos de 2016 a 2021 |
Autor(es): | SILVA, Josivalda da |
Palavras-chave: | Transexualidade; Identidade de gênero; Identidade de gênero na educação |
Data do documento: | 13-Ago-2021 |
Citação: | . |
Abstract: | No ato do nascimento é determinado um gênero para a crianças, esse gênero utiliza como referência o sexo biológico. Dessa forma, se o bebê nasce com o sexo feminino é mulher e se nasce com o sexo masculino é homem. Se o indivíduo não se identifica com o gênero que é determinado para ele, o mesmo faz uma transição e passa a assumir o gênero que ele se identifica, a essas pessoas são denominadas por transexuais. Esses indivíduos sofrem discriminação na rua ou até em espaços como a escola, sendo paras eles, uma tarefa mais árdua concluir o ensino superior ou até o ensino básico. Para atuar como uma ferramenta no combate contra a transfobia, a produção de material cientifico se faz necessário para dar embasamento nos debates acerca desses assuntos. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo analisar as produções de publicações cientificas, no repositório ATTENA da UFPE, nos anos de 2016 a 2021, sobre os temas identidade de gênero, educação e transexualidade. Utilizando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa através da revisão da literatura. Dessa forma concluímos que pouco conteúdo científico tem sido produzido na universidade, consequentemente deixando de ser um agente transformador da sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51110 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Josivalda da.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons