Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51110

Share on

Title: Educação, Identidade de Gênero e transexualidade: reflexões acerca da produção científica entre os anos de 2016 a 2021
Authors: SILVA, Josivalda da
Keywords: Transexualidade; Identidade de gênero; Identidade de gênero na educação
Issue Date: 13-Aug-2021
Citation: .
Abstract: No ato do nascimento é determinado um gênero para a crianças, esse gênero utiliza como referência o sexo biológico. Dessa forma, se o bebê nasce com o sexo feminino é mulher e se nasce com o sexo masculino é homem. Se o indivíduo não se identifica com o gênero que é determinado para ele, o mesmo faz uma transição e passa a assumir o gênero que ele se identifica, a essas pessoas são denominadas por transexuais. Esses indivíduos sofrem discriminação na rua ou até em espaços como a escola, sendo paras eles, uma tarefa mais árdua concluir o ensino superior ou até o ensino básico. Para atuar como uma ferramenta no combate contra a transfobia, a produção de material cientifico se faz necessário para dar embasamento nos debates acerca desses assuntos. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo analisar as produções de publicações cientificas, no repositório ATTENA da UFPE, nos anos de 2016 a 2021, sobre os temas identidade de gênero, educação e transexualidade. Utilizando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa através da revisão da literatura. Dessa forma concluímos que pouco conteúdo científico tem sido produzido na universidade, consequentemente deixando de ser um agente transformador da sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51110
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Josivalda da.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons