Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51110

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Josivalda da-
dc.date.accessioned2023-06-16T14:16:12Z-
dc.date.available2023-06-16T14:16:12Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51110-
dc.description.abstractNo ato do nascimento é determinado um gênero para a crianças, esse gênero utiliza como referência o sexo biológico. Dessa forma, se o bebê nasce com o sexo feminino é mulher e se nasce com o sexo masculino é homem. Se o indivíduo não se identifica com o gênero que é determinado para ele, o mesmo faz uma transição e passa a assumir o gênero que ele se identifica, a essas pessoas são denominadas por transexuais. Esses indivíduos sofrem discriminação na rua ou até em espaços como a escola, sendo paras eles, uma tarefa mais árdua concluir o ensino superior ou até o ensino básico. Para atuar como uma ferramenta no combate contra a transfobia, a produção de material cientifico se faz necessário para dar embasamento nos debates acerca desses assuntos. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo analisar as produções de publicações cientificas, no repositório ATTENA da UFPE, nos anos de 2016 a 2021, sobre os temas identidade de gênero, educação e transexualidade. Utilizando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa através da revisão da literatura. Dessa forma concluímos que pouco conteúdo científico tem sido produzido na universidade, consequentemente deixando de ser um agente transformador da sociedade.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.titleEducação, Identidade de Gênero e transexualidade: reflexões acerca da produção científica entre os anos de 2016 a 2021pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxAt birth, it's determined a gender for the child, where this gender uses the biological sex as a reference. That way, if the baby is born with the female sex, it is a woman and if it is born with the male sex, it is a man. If the individual does not identify with the gender that is determined for it, it makes a transition and starts to assume the gender that it identifies, these people are called transsexuals. These individuals suffer discrimination on the street or even in spaces such as the school, making it a harder task to complete higher education or even basic education for them. To act as a tool in the fight against transphobia, the production of scientific material is necessary to support debates on these issues. Thus, this work's goal is to analyze the production of scientific publications, in the ATTENA repository of UFPE, in the years 2016 to 2021, on the themes of gender identity, education and transsexuality. Using qualitative research as a methodological approach through literature review. Thus, we conclude that little scientific content has been produced at the university, consequently ceasing to be a transforming agent in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Josivalda da.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons