Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094

Comparte esta pagina

Título : Desafios e possibilidades das metodologias ativas na educação de jovens e adultos : uma análise bibliográfica
Autor : MEDEIROS, Thaís Xavier de
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Metodologias Ativas; Docência
Fecha de publicación : 24-abr-2023
Citación : MEDEIROS, Thaís Xavier de; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.
Resumen : Este trabalho trata da presença das Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscamos compreender como as metodologias ativas auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e é justificada pela importância de encontrar práticas educativas que atendam às necessidades e especificidades desse público, contribuindo para a construção de conhecimentos significativos e a promoção da inclusão social. A investigação contou com estudos e pesquisas realizados por Siqueira (2020), Fávero e Freitas (2011), Loch (2010); Freire (1987), Morán (2015), Valente (2018), Arroyo (2005). A pesquisa em questão adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a análise temática de seis artigos sobre o tema em questão. De acordo com os resultados da pesquisa, a utilização de Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos pode trazer desafios relacionados ao planejamento docente e à organização pedagógica das instituições, porém, também apresenta possibilidades como o estímulo ao protagonismo dos alunos, autonomia na aprendizagem e valorização dos saberes prévios.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - Thais Xavier de Medeiros (3) (1).pdf271 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons