Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094

Share on

Title: Desafios e possibilidades das metodologias ativas na educação de jovens e adultos : uma análise bibliográfica
Authors: MEDEIROS, Thaís Xavier de
Keywords: Educação de Jovens e Adultos; Metodologias Ativas; Docência
Issue Date: 24-Apr-2023
Citation: MEDEIROS, Thaís Xavier de; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.
Abstract: Este trabalho trata da presença das Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscamos compreender como as metodologias ativas auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e é justificada pela importância de encontrar práticas educativas que atendam às necessidades e especificidades desse público, contribuindo para a construção de conhecimentos significativos e a promoção da inclusão social. A investigação contou com estudos e pesquisas realizados por Siqueira (2020), Fávero e Freitas (2011), Loch (2010); Freire (1987), Morán (2015), Valente (2018), Arroyo (2005). A pesquisa em questão adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a análise temática de seis artigos sobre o tema em questão. De acordo com os resultados da pesquisa, a utilização de Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos pode trazer desafios relacionados ao planejamento docente e à organização pedagógica das instituições, porém, também apresenta possibilidades como o estímulo ao protagonismo dos alunos, autonomia na aprendizagem e valorização dos saberes prévios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC II - Thais Xavier de Medeiros (3) (1).pdf271 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons