Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Thaís Xavier de-
dc.date.accessioned2023-06-15T21:42:56Z-
dc.date.available2023-06-15T21:42:56Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-05-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Thaís Xavier de; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094-
dc.description.abstractEste trabalho trata da presença das Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscamos compreender como as metodologias ativas auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e é justificada pela importância de encontrar práticas educativas que atendam às necessidades e especificidades desse público, contribuindo para a construção de conhecimentos significativos e a promoção da inclusão social. A investigação contou com estudos e pesquisas realizados por Siqueira (2020), Fávero e Freitas (2011), Loch (2010); Freire (1987), Morán (2015), Valente (2018), Arroyo (2005). A pesquisa em questão adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a análise temática de seis artigos sobre o tema em questão. De acordo com os resultados da pesquisa, a utilização de Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos pode trazer desafios relacionados ao planejamento docente e à organização pedagógica das instituições, porém, também apresenta possibilidades como o estímulo ao protagonismo dos alunos, autonomia na aprendizagem e valorização dos saberes prévios.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades das metodologias ativas na educação de jovens e adultos : uma análise bibliográficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5029796311786480pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Thais Xavier de Medeiros (3) (1).pdf271 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons