Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Thaís Xavier de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T21:42:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T21:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Thaís Xavier de; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51094 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da presença das Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscamos compreender como as metodologias ativas auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e é justificada pela importância de encontrar práticas educativas que atendam às necessidades e especificidades desse público, contribuindo para a construção de conhecimentos significativos e a promoção da inclusão social. A investigação contou com estudos e pesquisas realizados por Siqueira (2020), Fávero e Freitas (2011), Loch (2010); Freire (1987), Morán (2015), Valente (2018), Arroyo (2005). A pesquisa em questão adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a análise temática de seis artigos sobre o tema em questão. De acordo com os resultados da pesquisa, a utilização de Metodologias Ativas na Educação de Jovens e Adultos pode trazer desafios relacionados ao planejamento docente e à organização pedagógica das instituições, porém, também apresenta possibilidades como o estímulo ao protagonismo dos alunos, autonomia na aprendizagem e valorização dos saberes prévios. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades das metodologias ativas na educação de jovens e adultos : uma análise bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5029796311786480 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II - Thais Xavier de Medeiros (3) (1).pdf | 271 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons