Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029

Share on

Title: As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil.
Authors: SILVA, Andreza Maria Pereira da
Keywords: Relações de gênero; Educação Infantil; Concepções docentes
Issue Date: 9-May-2023
Citation: SILVA, Andreza Maria Pereira da. As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. 2023. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este artigo busca analisar as construções sociais de gênero na Educação Infantil. Compreendemos gênero como construção social, que analisa e problematiza relações binárias e identidades fixas, apontando para possibilidades diversas de construções identitárias plurais. A investigação conta com a abordagem qualitativa, que possibilita identificar os sentidos atribuídos pelas professoras acerca das relações de gênero na Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal, da Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru - PE, com professoras da Educação Infantil. Para tanto, a observação e a entrevista foram os procedimentos de coleta de dados. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de comunicações, contribuiu para evidenciar que as professoras ainda desenvolvem suas práticas, a partir de construções binárias de gênero; embora sinalizem ressignificações dessas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- ANDREZA - MODELO FINAL.pdf180 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons