Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029
Compartilhe esta página
Título: | As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. |
Autor(es): | SILVA, Andreza Maria Pereira da |
Palavras-chave: | Relações de gênero; Educação Infantil; Concepções docentes |
Data do documento: | 9-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Andreza Maria Pereira da. As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. 2023. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este artigo busca analisar as construções sociais de gênero na Educação Infantil. Compreendemos gênero como construção social, que analisa e problematiza relações binárias e identidades fixas, apontando para possibilidades diversas de construções identitárias plurais. A investigação conta com a abordagem qualitativa, que possibilita identificar os sentidos atribuídos pelas professoras acerca das relações de gênero na Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal, da Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru - PE, com professoras da Educação Infantil. Para tanto, a observação e a entrevista foram os procedimentos de coleta de dados. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de comunicações, contribuiu para evidenciar que as professoras ainda desenvolvem suas práticas, a partir de construções binárias de gênero; embora sinalizem ressignificações dessas práticas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- ANDREZA - MODELO FINAL.pdf | 180 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons