Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorSILVA, Andreza Maria Pereira da-
dc.date.accessioned2023-06-13T21:16:22Z-
dc.date.available2023-06-13T21:16:22Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-06-12-
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Maria Pereira da. As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. 2023. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029-
dc.description.abstractEste artigo busca analisar as construções sociais de gênero na Educação Infantil. Compreendemos gênero como construção social, que analisa e problematiza relações binárias e identidades fixas, apontando para possibilidades diversas de construções identitárias plurais. A investigação conta com a abordagem qualitativa, que possibilita identificar os sentidos atribuídos pelas professoras acerca das relações de gênero na Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal, da Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru - PE, com professoras da Educação Infantil. Para tanto, a observação e a entrevista foram os procedimentos de coleta de dados. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de comunicações, contribuiu para evidenciar que as professoras ainda desenvolvem suas práticas, a partir de construções binárias de gênero; embora sinalizem ressignificações dessas práticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectConcepções docentespt_BR
dc.titleAs concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.description.abstractxThis article seeks to analyze the social constructions in the context of early childhood education, from the perspective of gender. We understand gender as a social construction, which analyzes and problematizes binary relations and fixed identities. The qualitative approach makes it possible to identify the meanings attributed by the teachers about gender relations in Early Childhood Education. The research took place in a municipal public school, in the Community of Alto do Moura, in Caruaru - PE, with teachers of Early Childhood Education. Therefore, observation and interview were the data collection procedures. Content Analysis, as a communication analysis technique, contributed to show that the teachers still develop their practices, based on gender binary constructions. Although they signal resignifications of these practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- ANDREZA - MODELO FINAL.pdf180 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons