Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Andreza Maria Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T21:16:22Z | - |
dc.date.available | 2023-06-13T21:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andreza Maria Pereira da. As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. 2023. Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51029 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca analisar as construções sociais de gênero na Educação Infantil. Compreendemos gênero como construção social, que analisa e problematiza relações binárias e identidades fixas, apontando para possibilidades diversas de construções identitárias plurais. A investigação conta com a abordagem qualitativa, que possibilita identificar os sentidos atribuídos pelas professoras acerca das relações de gênero na Educação Infantil. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal, da Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru - PE, com professoras da Educação Infantil. Para tanto, a observação e a entrevista foram os procedimentos de coleta de dados. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de comunicações, contribuiu para evidenciar que as professoras ainda desenvolvem suas práticas, a partir de construções binárias de gênero; embora sinalizem ressignificações dessas práticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Concepções docentes | pt_BR |
dc.title | As concepções das professoras acerca das construções de gênero na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article seeks to analyze the social constructions in the context of early childhood education, from the perspective of gender. We understand gender as a social construction, which analyzes and problematizes binary relations and fixed identities. The qualitative approach makes it possible to identify the meanings attributed by the teachers about gender relations in Early Childhood Education. The research took place in a municipal public school, in the Community of Alto do Moura, in Caruaru - PE, with teachers of Early Childhood Education. Therefore, observation and interview were the data collection procedures. Content Analysis, as a communication analysis technique, contributed to show that the teachers still develop their practices, based on gender binary constructions. Although they signal resignifications of these practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- ANDREZA - MODELO FINAL.pdf | 180 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons