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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51021

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Título: O ensino de história e a participação histórica de mulheres no livro didático do ensino médio
Autor(es): SILVA, Suelane Matos da
Palavras-chave: Ensino de história; Livros didáticos - História; Ensino médio; Mulheres - História; Gênero
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Suelane Matos da. O ensino de história e a participação histórica de mulheres no livro didático do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Essa pesquisa, cujo tema é o ensino de história e a participação histórica de mulheres no livro didático do ensino médio, objetivou analisar a abordagem sobre a participação histórica de mulheres em livros didáticos de História, mais precisamente no material destinado aos alunos do Ensino Médio. Especificamente buscamos identificar a presença de mulheres nos textos e imagens do livro didático de história destinado aos alunos do Ensino Médio e analisar se a inclusão da participação histórica de mulheres nesses materiais tem sido suficiente para superar a invisibilização feminina na construção histórica. Para tal, nos debruçamos sobre a coleção Olhares da História: Brasil e Mundo, de autoria de Bruno Vicentino e Cláudio Vicentino publicada pela Editora Scipione (1a edição). O recorte no Ensino Médio deveu-se à percepção de que as abordagens dos livros didáticos contribuem para que os alunos concluam a educação básica com a percepção de que as ausências femininas fazem parte de uma conjuntura naturalizada, uma vez que os acontecimentos estudados geralmente são protagonizados por homens. Toda pesquisa se desdobrou a partir da seguinte questão problema: Em que medida a abordagem sobre a participação histórica de mulheres no livro didático de história do Ensino Médio contribui para a visibilização da participação das mulheres na construção histórica das sociedades? Nossa hipótese é de que personalidades femininas aparecem no livro didático como elemento que atende ao interesse mínimo estabelecido pelas legislações, sem que impliquem numa conscientização de que as mulheres sejam reconhecidas como agentes históricos. Metodologicamente, a investigação tem natureza qualitativa, do tipo documental, onde textos, boxes, iconografias, seções e atividades do material do aluno e professor foram observados para entender as narrativas que se apresentam sobre a participação das mulheres na história ensinada. Ao final, concluímos que os elementos constituintes dos livros didáticos observados refletem a tendência da exclusão das mulheres nos diferentes marcos históricos, legitimando sua sub-representação e reprodução das desigualdades de gênero. Desse modo, a análise nos guiou para a produção de um caderno pedagógico composto por perfis biográficos femininos e estratégias didáticas destinados a professores que buscam construir um saber histórico compromissado com uma educação não- sexista em suas práticas cotidianas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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