Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51021
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREIRE, Eleta de Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Suelane Matos da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T12:15:52Z | - |
dc.date.available | 2023-06-13T12:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Suelane Matos da. O ensino de história e a participação histórica de mulheres no livro didático do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51021 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa, cujo tema é o ensino de história e a participação histórica de mulheres no livro didático do ensino médio, objetivou analisar a abordagem sobre a participação histórica de mulheres em livros didáticos de História, mais precisamente no material destinado aos alunos do Ensino Médio. Especificamente buscamos identificar a presença de mulheres nos textos e imagens do livro didático de história destinado aos alunos do Ensino Médio e analisar se a inclusão da participação histórica de mulheres nesses materiais tem sido suficiente para superar a invisibilização feminina na construção histórica. Para tal, nos debruçamos sobre a coleção Olhares da História: Brasil e Mundo, de autoria de Bruno Vicentino e Cláudio Vicentino publicada pela Editora Scipione (1a edição). O recorte no Ensino Médio deveu-se à percepção de que as abordagens dos livros didáticos contribuem para que os alunos concluam a educação básica com a percepção de que as ausências femininas fazem parte de uma conjuntura naturalizada, uma vez que os acontecimentos estudados geralmente são protagonizados por homens. Toda pesquisa se desdobrou a partir da seguinte questão problema: Em que medida a abordagem sobre a participação histórica de mulheres no livro didático de história do Ensino Médio contribui para a visibilização da participação das mulheres na construção histórica das sociedades? Nossa hipótese é de que personalidades femininas aparecem no livro didático como elemento que atende ao interesse mínimo estabelecido pelas legislações, sem que impliquem numa conscientização de que as mulheres sejam reconhecidas como agentes históricos. Metodologicamente, a investigação tem natureza qualitativa, do tipo documental, onde textos, boxes, iconografias, seções e atividades do material do aluno e professor foram observados para entender as narrativas que se apresentam sobre a participação das mulheres na história ensinada. Ao final, concluímos que os elementos constituintes dos livros didáticos observados refletem a tendência da exclusão das mulheres nos diferentes marcos históricos, legitimando sua sub-representação e reprodução das desigualdades de gênero. Desse modo, a análise nos guiou para a produção de um caderno pedagógico composto por perfis biográficos femininos e estratégias didáticas destinados a professores que buscam construir um saber histórico compromissado com uma educação não- sexista em suas práticas cotidianas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - História | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - História | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | O ensino de história e a participação histórica de mulheres no livro didático do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925936939231167 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1696659914933898 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research, whose theme is the teaching of history and the historical participation of women in high school textbooks, aimed to analyze the approach on the historical participation of women in history textbooks, more precisely in the material intended for high school students. Specifically, we seek to identify the presence of women in the texts and images of the history textbook for high school students and to analyze whether the inclusion of women's historical participation in these materials has been sufficient to overcome female invisibilization in historical construction. To this end, we focused on the collection Olhares da História: Brasil e Mundo, by Bruno Vicentino and Cláudio Vicentino, published by Editora Scipione (1st edition). The cut in High School was due to the perception that the approaches of textbooks contribute to students completing basic education with the perception that female absences are part of a naturalized conjuncture, since the events studied are usually protagonists by men. All research unfolded from the following problem question: To what extent does the approach to the historical participation of women in the high school history textbook contribute to the visibility of women's participation in the historical construction of societies? Our hypothesis is that female personalities appear in the textbook as an element that meets the minimum interest established by legislation, without implying an awareness that women are recognized as historical agents. Methodologically, the investigation has a qualitative nature, of the documentary type, where texts, boxes, iconographies, sections and activities of the student and teacher material were observed to understand the narratives that are presented about the participation of women in the history taught. In the end, we conclude that the constituent elements of the observed textbooks reflect the trend of women's exclusion in different historical milestones, legitimizing their under-representation and reproduction of gender inequalities. In this way, the analysis guided us to the production of a pedagogical notebook composed of female biographical profiles and didactic strategies aimed at teachers who seek to build historical knowledge committed to a non-sexist education in their daily practices. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Suelane Matos da Silva.pdf | 5,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons